2013/09/28

Perna Biónica controlada pelo Pensamento


Não há nada que me agrade mais do que ver a tecnologia a ser usada para melhorar a vida daqueles que po qualquer infortúnio vêem as suas capacidades naturais serem reduzidas. Quando Zac Vawter perdeu a perna num acidente, nunca pensou poder vir a caminhar normalmente... mas graças a uma perna biónica, serve agora como exemplo para o que se poderá vir a tornar comum no futuro.



A grande inovação desta perna electrónica é que responde aos pensamentos. Isto é, para Zac, caminhar a ser uma tarefa que é feita tal como fazia como quando tinha a sua perna natural - não tendo sido necessário uma "reaprendizagem" com treino especial para que controlasse cada movimento da perna com pensamentos que nada tinham a ver com o acto de caminhar.

O funcionamento tem sido praticamente perfeito, com apenas 1.8% de erros, e o projecto está a ser financiado pelo exército, que espera poder usar esta tecnologia para ajudar os mais de 1000 soldados que perderam membros nos vários conflitos das últimas décadas.

Fiquem com o vídeo deste impressionante sistema que, se não estivesse com a perna metálica à vista, certamente passaria como sendo uma pessoa a caminhar normalmente com duas pernas naturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)