2013/09/13

Facebook testa videos com auto-play


Más notícias para todos os que usam o Facebook no smartphone e que têm um plano de dados mobile reduzido, o Facebook prepara-se para começar a fazer o auto-play de vídeos na vossa timeline assim que passam por eles O resultado final até é interessante e funciona de forma fluída (quando um vídeo sai do ecrã é interrompido automaticamente para não desperdiçar recursos) mas... será certamente bastante gastador de dados - o que se tornará crítico se não houver opção para impedir este comportamento.

Ao menos o Facebook teve a decência de fazer com que os vídeos sejam reproduzidos sem som, a não ser que cliquem neles para os expandir para ecrã completo. Assim evitam que rapidamente surgisse uma nova praga de vídeos "aos berros" só para chatear os amigos assim que distraidamente passassem pelo vídeo. Por enquanto esta é uma funcionalidade que está a ser testada apenas numa pequena percentagem de utilizadores - que têm a opção de poder sair deste "teste" e impedir que os vídeos façam auto-play.

Há também quem diga que este é um passo a caminho de se ter publicidade em vídeo injectada na timeline e que passaremos "a bem ou a mal". Sendo um serviço gratuito, não esperavam que pudessem escapar por tempo indefinido, pois não? Embora não seja grande utilizador do Facebook confesso que nem me incomodaria este comportamento com os vídeos em auto-play... se tivéssemos planos de dados mobile que nos permitissem não nos preocupar com o tráfego utilizado - o que infelizmente não é o caso.

Em vez de um tarifário WTF que oferece o tráfego em apps de comunicação, talvez seja altura de um operador se atrever a lançar um em que ofereça o tráfego de todas as redes sociais e do YouTube.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)