2013/09/25

Gestão de Janelas em Android aproxima-o de um Windows Tradicional


Não deixo de achar caricato que os sistemas mobile se tenham popularizado por serem de utilização simples mas, à medida que o tempo vai passando, se vão adicionando mais e mais coisas que os tornam cada vez mais parecidos com os sistemas operativos que usamos nos PCs. Uma dessas coisas tem a ver com o multitasking e o correr várias apps lado a lado, e certamente vão achar interessante este sistema de múltiplas janelas em Android da Ixonos.

Basicamente, em vez das limitadas opções que têm surgido nos sistemas de multi-janelas implementados pela LG, Samsung e outros (que já são úteis para muitas situações), aqui temos um sistema que nada fica a dever ao que se pode fazer num Windows ou OS X. Temos total liberdade para abrir múltiplas apps e redimensionar e posicionar as suas janelas em qualquer lado, incluindo "encaixá-las" lado a lado.

Será algo que inevitavelmente passaremos a ter em todos os Android, sendo que por agora a Ixonos diz estar a fornecer esta tecnologia a vários parceiros para que a integrem em seus produtos.

... Por este andar, qualquer dia estaremos a usar o Android como sistema operativo em computadores desktop e portáteis - o que se tornará ainda mais caricato quando temos o Windows a fugir do sistema de multijanelas e a apostar num interface à mobile com apenas uma app, ou duas lado a lado. Estaremos perante a total inversão dos interfaces, com um sistema operativo mobile a tornar-se mais versátil do que o interface disponibilizado por um sistema operativo "tradicional"?

... Já não digo nada!

4 comentários:

  1. "aproxima-o de um Windows tradicional"
    Em quê!?
    Este conceito foi inventado pela MS no Windows?
    Tal como o artigo original, se falasses em "desktop tradicional" seria bem diferente. Agora, Windows!?
    E o que é mais estranho é que quando a MS saiu com (multi) Windows já outros o haviam feito há muito e até foi dos últimos SO a fazê-lo!

    Sinceramente, continuo a ficar perplexo com este tipo de notícias num momento onde o SO da MS representa um pouco mais de 20% do mercado e especialmente numa altura onde a própria MS decidiu matar as "tradicionais" janelas trocando-as por tijolos!
    Ah!, e especialmente o touch é mesmo de "um Windows tradicional"...

    Quanto ao OS X, apesar de não ter inventado tal conceito, até é muito mais aceitável que o SO da MS. Imensamente mais!

    @braço.

    PS: e será um dia destes ainda veremos a MS a largar os tijolos e anunciar o 9 com o copianço desta app da Ixonos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, o conceito do WIMP vem dos laboratórios da Xerox (como bem sabes), mas para o propósito da notícias, o Windows continua a ser o sistema operativo mais popular nos computadores desktop e portáteis (e se considerares esse segmento, a coisa não anda pelos 20%... como também bem sabes: http://appleinsider.com/articles/13/09/02/windows-8-jumps-past-os-x-for-74-market-share )

      Daí que utilizar o Windows como referência para o caso da utilização das janelas hoje em dia me pareça perfeitamente aceitável e adequado (embora tenha referido que estejam a evoluir no sentido inverso e a fugir delas! :)

      Eliminar
    2. Boa resposta, Carlos. Assim se calam analfabet'iOS que, ou nasceram neste século e não sabem consultar uma biblioteca, ou, pior, são ignorantes ainda há mais tempo...

      Eliminar
  2. Muito bom. Já queria um Android que funcionasse no desktop, feito pela Google. Talvez um merge do Chrome OS com o Android. Mas com mais funcionalidade desktop. Curtia bué.

    ResponderEliminar