2013/09/25

Site da Popular Science encerra comentários por serem prejudiciais para a Ciência


Já sabemos que não é fácil a qualquer site de grande volume manter uma secção de comentários bem organizada (bastará visitar um qualquer site dos jornais nacionais para ver o quanto muitas pessoas os utilizam para "desabafar"). Mas a coisa ganha outras proporções quando se trata de um site como o da Popular Science, que o justifica dizendo que os comentários são prejudiciais para a ciência.

O problema é que mesmo havendo uma maioria de comentadores civilizados; basta uma minoria para estragar o ambiente por completo e arrastar as discussões para níveis "impróprios". Para além disso, esses comentários afectam também a credibilidade do próprio artigo. Por exemplo: se lermos um artigo onde nos dizem que a água é boa para a saúde, mas esse artigo tiver dúzias de comentários a pôr isso em causa, se calhar também começaremos a ficar com dúvidas sobre se haverá mais sobre o que nos é dito no artigo... (exemplo estúpido, mas só para fazer passar a ideia - embora também não esteja a insinuar que se deva acreditar cegamente em tudo o que se lê, mesmo vindo de sites com boa reputação.)

Não é o único caso em que sites têm encerrado os comentários, direccionado os seus utilizadores para fóruns ou outros locais onde possam falar sobre os assuntos; e a continuar esta tendência das pessoas usarem a internet como campo de batalha para ventilarem as suas frustrações ou tentam converter outros à sua visão... temo que será algo que se tornará cada vez mais frequente no futuro.


É algo que me faz dar ainda mais valor a todos os que por cá passam, e que têm permitido manter o Aberto até de Madrugada como um lugar onde se podem ter discussões (no sentido civilizado da palavra) sobre todos os tópicos e temas. Por muito que eu goste de ver o nosso site a crescer como tem crescido ao longo dos anos, espero nunca ter que chegar ao ponto de ser forçado a encerrar os comentários! :)

De qualquer forma, temos também locais alternativos de discussão e ajuda bem activos, como é o caso da nossa mailing list e as crescentes comunidades que se têm reunido no Facebook e Google+.

2 comentários:

  1. Também existe o inverso da medalha!!!
    Hoje em dia existem certos sites/blogs de tecnologia que optam por títulos mais sensacionalistas, transformando as noticias em artigos de "opinião" (bastante parcial diga-se de passagem), com o intuito claro apelarem ao "instinto" e as "paixões" dos utilizadores das plataformas móveis, por forma a simplesmente obterem mais comentários!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida.É fácil criar notícias só para dar polémica e ver o pessoal a barafustar... se não se quiser manter um nível civilizado.

      Mas por outro lado caberá aos leitores decidir se deverão continuar a visitar sites desses onde sintam que estão a ser constantemente enganados ou "incitados" a arreliarem-se...

      Eliminar