2013/09/19

Google disponibiliza Quickoffice Gratuito para Android e iOS (e mais 10GB de espaço no Gdrive)


Não faltam opções para quem pretende criar ou editar documentos "do Office" em tablets e smartphones, mas a verdade é que as boas apps para esse efeito habitualmente custam alguns euros (o que não significa que não sejam bem gastos). Com a Microsoft a ameaçar o lançamento do MS Office para iOS e Android, mas que depois apenas se ficou pela disponibilização de uma app para quem já subscrevia o Office 365, ficou o caminho aberto para que alguém viesse dar uma resposta mais adequada às necessidades dos restantes utilizadores... e foi o que o Google agora fez, ao disponibilizar o Quickoffice gratuitamente para Android e iOS, e com o bónus acrescido de adicionar 10GB de espaço ao vosso Google Drive.


Não se pode dizer que tenha sido uma surpresa. A aquisição do Quickoffice pelo Google no ano passado já fazia prever que mais cedo ou mais tarde isto viesse a acontecer - e também tem sido frequente que o Google passe a oferecer os produtos/serviços que compra de forma gratuita. Neste caso, demorou um pouco mas aqui está - ajudando a transformar tablets e smartphones em ferramentas "produtivas", que deixam cada vez menos espaço para as coisas que obrigam a ter um "PC" tradicional (e certamente que também não será inocente quererem demonstrar que é possível viver-se sem o "MS Office" - especialmente em plataformas que já são diferentes do Windows, e onde as pessoas estarão certamente mais predispostas à mudança.

Embora o Google continue a recomendar que se migre para os Google Docs, é certo e sabido que muitas pessoas continuam a necessitar de lidar com documentos do Office; agora, nem elas se livram de usarem produtos do Google e ficarem mais próximos do que nunca de poderem considerar a mudança. Bem sabemos que o que custa é o primeiro passo, e que depois de dado... basta um pequeno empurrãozinho.

O único ponto negativo no meio de tudo isto é que a oferta de 10GB no Google Drive é temporária: daqui a dois anos verão o vosso Google Drive reduzir-se em 10GB; o que não é lá muito simpático. Para usufruírem desta promoção do espaço extra terão que fazer o login no Quickoffice iOS ou Android com a vossa conta do Google até ao próximo dia 26 de Setembro.

17 comentários:

  1. "Learn more about installing the new Quickoffice app and adding a Google Drive account to the app. Additionally, if you purchased Quickoffice Pro or Pro HD on or after June 17, 2013, you are eligible to receive 50GB of free Google Drive storage (with proof of purchase). Fill out this form to redeem the storage offer."

    Interessante esta forma de compensar quem recentemente adquiriu a App.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. https://support.google.com/quickoffice/contact/quickoffice_storage

      Eliminar
  2. Continuo sem perceber por que é que a Microsoft não disponibiliza para Android e iOS o equivalente ao Office RT. Ia ganhar rios de dinheiro

    Para proteger/incentivar o Windows RT, acho que nào, porque o Surface RT só lhe dá prejuízo.

    Fala-se qua a Microsoft não está virada para pagar os habituais 30% de comissão à Google e à Apple pela venda dessa app. Um dia destes acorda, quer começar a vender mas boa parte do pessoal já está servido.

    ResponderEliminar
  3. Para mim continua a não ter sentido quando falam em "ferramentas produtivas" aplicada a uma coisa que pode ser tudo excepto produtiva. No mínimo um ecran Full-HD(>25") e um Full-keyboard é que são ferrementas produtivas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que te impede de ligares um smartphone a um monitor externo e um teclado?... E já tens todos os requisitos que estás a pedir. :)

      Eliminar
    2. Se para produzir precisa de tantos requisitos deves ser pouco produtivo. Ou não seres do tempo que esses requisitos nem existiam e tanto se fazia...

      Eliminar
  4. A mim não me deu os 10GB extra. Alguém já testou?

    ResponderEliminar
  5. Já testei, mas também ainda não recebi os 10 GB extra. Continuo à espera.

    ResponderEliminar
  6. O Google avisou que pode demorar umas semanas a aparecer o espaço extra.

    ResponderEliminar
  7. Carlos, tenho uma dúvida será que dá para ajudares? Tenho um iPhone 4 de 8g, se eu instalar a dropbox (onde tenho 17gigas de músicas) irei esgotar a capacidade do meu aparelho?

    Aproveito para dar os parabéns pelo óptimo blog, leio há anos mas nunca comento, sorry.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não ficam locais, embora possas marcar alguns conteúdos para que fiquem (o gdrive Funciona de forma idêntica)

      Eliminar
    2. O meu sincero obrigado Carlos. Sendo assim... Continuação de bom trabalho!

      Eliminar
  8. Continuo sem receber os 10 GB extra. Alguém já recebeu?

    ResponderEliminar