2013/09/13

Google facilita a programação do Raspberry Pi no Browser


Não seria necessário arranjar mais motivos para justificar a compra dos versáteis e muti-funcionais Raspberry Pi, mas se quiserem mais um para adicionar à lista, apresento-vos o Coder. Um projecto desenvolvido pelo Google que transforma o Pi num sistema de desenvolvimento web que podem aceder no vosso browser.

Não podemos dizer que seja completamente original. Já no ano passado tínhamos falado do WebIDE que permite fazer desenvolvimento para o Pi a partir do browser. Mas neste caso o Coder é orientado para o desenvolvimento de coisas para a web (HTML, CSS, Javascript).

O processo de instalação não é complicado, bastando colocar o Installer num cartão SD e colocá-lo no rPi, e de seguida ligarem-se a ele usando o vosso browser. Desta forma o Raspberry torna-se no companheiro perfeito para quem se quer aventurar na programação para a web e poderá ser o ponto de partida para que os mais novos se comecem a ambientar a estas coisas (no meu tempo, era coisa feita por tentativa e erro "martelando-se" nos comandos do Basic do ZX Spectrum para ver quando é que alguma coisa funcionava... e também indo aprendendo ao transcrever os programas que vinham nas revistas da época... Hoje em dia até deve parecer inacreditável que em tempos se fizessem destas coisas! :)

Fiquem com o vídeo de apresentação do Coder, e não deixem de o experimentar no vosso Raspberry Pi.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)