2013/09/14

GRID 2 - A Desilusão dos Jogos Bonitos


Sou um apaixonado por jogos de carros; desde o tempo do OutRun nas máquinas arcade, passando pelo primeiro Need For Speed (numa altura em que ainda se chamava "The Need for Speed" e se reduzia o tamanho da imagem no ecrã para que o PC conseguisse ter o jogo a uma velocidade "fluida" - onde isso representava qualquer coisa melhor que meia dúzia de frames por segundo), depois passando por um dos que mais tempo se manteve (e ainda mantém) no meu computador, o NFS Most Wanted (o original) com o seu mundo aberto - e mais recentemente o Forza 4 e Forza Horizon na Xbox 360, e em menor grau o GT5 na PS3.

Mas, olhava com desejo para os jogos mais recentes que iam surgindo no PC com gráficos de cortar a respiração. Daí que, quando recentemente tive a oportunidade de apanhar o GRID 2 a metade do preço, não deixei passar a oportunidade... e rapidamente me arrependi.



Não há dúvida que GRID 2 é visualmente espectacular, posso activar todas as opções de qualidade gráfica e o jogo voa pelo monitor com gráficos impressionantes. Mas infelizmente fica-se mesmo só por aí. O controlo dos carros não cativa (mesmo sabendo-se que é um jogo "arcade" e não se pode pedir muito), e mesmo depois de lhe ter dado o benefício da dúvida e ter investido vários dias a ver se aquilo melhorava, chego ao fim de cada sessão de jogo com um sentimento de desilusão e pensando que teria sido melhor ter passado esse tempo a jogar Forza Horizon ou até o velhinho Most Wanted (depois desta experiência até tenho medo de experimentar o "remake" quando o apanhar a preço de saldo).


Isto serve de lembrete para que com a nova PS4 e Xbox One, os jogos ficarão mais bonitos mas não serão necessariamente melhores ou mais divertidos. Mas pelo lado positivo, teremos que quando sairem jogos "excelentes"... serão mesmo jogos de sonho, combinando jogabilidade e diversão com uma qualidade gráfica sem estarem limitadas pelo hardware ultrapassado!

Fiquem com um vídeo do GRID2, e depois segue-se um vídeo do The Need for Speed original para verem como um jogo que actualmente parece uma amálgama incompreensível de pixeis foi capaz de proporcionar muito mais divertimento que o jogo "bonito".





(Mesmo não tendo olhado para o jogo há décadas... ainda tenho estas pistas gravadas na memória! :)

5 comentários:

  1. Joguei muito The Need for Speed, adorava o Toyota Supra, o BMW M5....

    ResponderEliminar
  2. "Sou um apaixonado por jogos de carros(...)"

    Aconselho-o seriamente a dar uma espreitadela ao novíssimo e "revolucionário" Assetto Corsa, este sim um um "jogo" que merece a devida publicidade. Investigue bem e verá que não se vai arrepender do que vai encontrar, não só no próprio jogo mas também na equipa que o está a desenvolver.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Bem, acho que tudo vai por gosto, mas me permita dizer que eu discordo saudavelmente da sua opinião em cima do Dirt 2 em especifico... Costumo dizer que tenho um gosto bem eclético para jogos (salvo jogos de esporte), apesar de não jogar com tanta frequência os de corrida quanto os outros que incluem Ação, RPG, FPS e TCG... ainda assim te digo que Dirt 2, junto com NFS SHIFT 1, e alguns outros como os que você citou que eram jogos de PS1 (test drive e porsche unleashed)bem como os gran turismos e forzas (salvo horizon que nao gostei), realmente são ótimos jogos, e necessitam de uma manete para poder extrair todo o seu potencial, eu jogava no dual shock por exemplo... a questão eh que com o passar dos tempos os jogos arcades passaram a não ter mais graça para mim, então esse tanto de nfs que saiu ai quase nenhum gostei, talvez o underground 1 e 2 e o primeiro most wanted... mas fora isso deixei de gostar, principalmente depois de ter jogado um simulador... Dirt 2 eh um jogo lindo, mas não e apenas isso, e nem eh tao arcade assim, o estilao de gameplay pode ser que você tenha estranhado pelo fato do carro derrapar muito nas partes que tem terra e tal, mas acredito que foi um dos melhores jogos de corrida que ja joguei... mas enfim, opinião cada um tem a sua =D

    ResponderEliminar
  4. Carlos, ando viciado em Richard Burns Rally, e recomendo!
    Gráficos fraquinhos (o jogo é de 2004, acho) mas fisica brutal, tens sensações muito reais, especialmente se tiveres um volante à altura!
    Depois há uns patches (RSRBR, por exemplo) na net que adicionam campeonatos online, os carros actuais do WRC, WRC2, etc e classificativas recentes!

    Se gostas do conceito rally em vez de pista, este é o jogo, o resto são arcades!

    Jogos de condução em pista há uns quantos simuladores que dizem ser muito bons: iRacing o melhor deles, exclusivamente por subscrição online - não há cá piratadas!!! :)

    ah, eu piratei o Richard Burns. 3 dias depois comprei o jogo, se n fosse a piratada nunca o teria comprado

    ResponderEliminar