2013/09/05

HDMI 2.0 com suporte para 4K a 60fps e 32 Canais Áudio



Hoje em dias as coisas avançam com tanta velocidade que os produtos começam a chegar ao mercado antes sequer que muitos dos componentes que serão necessários para tirar partido deles estejam disponíveis. Por exemplo, quem investir num dos ecrãs Ultra HD 4k que começam a surgir arrisca-se a não conseguir tirar partido de vídeo a mais de 30fps.

Mas com o HDMI 2.0 que finalmente foi anunciado oficialmente, isso estará resolvido. O HDMI 2.0 vai suportar transferências até 18Gbps, suficientes para transferir vídeo Ultra HD 4K a 60fps, assim como 32 canais de áudio. Alguns dos fabricantes dos ecrãs 4K aparentemente vão disponibilizar forma de "actualizar" os equipamentos para suportar este novo HDMI (que vai manter fichas e cabos inalterados).

Inalterados... mas não esperem milagres. Se hoje em dia já existem cabos que causam enormes interferências em sinais de vídeo FullHD, imagino o que acontecerá se os tentarem usar para ver vídeo 4K a 60fps. :) Mas... até que os televisores 4K cheguem a nossas casas, ainda temos tempo para fazer upgrade aos cabos... várias vezes.

1 comentário: