2013/09/19

HP lança primeiro Portátil com Leap Motion integrado


A Leap Motion tinha dito que no futuro iríamos ver a sua tecnologia integrada em todo o tipo de produtos, e eis que isso se começa a concretizar: a HP já lançou o primeiro portátil com Leap Motion integrado - o Envy 17.




O Leap Motion é um pequeno sistema, compacto (e económico) que permite reconhecer gestos feitos no ar com enorme precisão.


Para o Envy 17 a HP deu uso a uma versão mais recente e compacta do Leap Motion, que fica situada na zona de descanso das mãos ao lado do trackpad - um posicionamento que poderá não ser o ideal, pois é necessário manter uma certa distância para que funcione correctamente, o que obriga a que se mantenha as mãos no ar e dificultem a transição entre teclar e gesticular. (Não teria sido melhor colocá-lo na base do ecrã? Mas talvez os impedimentos mecânicos/físicos não o permitissem.)

A Leap diz que no futuro espera levar a sua tecnologia aos tablets e smartphones, mas até lá ainda deverão ser necessários muitos melhoramentos. É que este Leap Motion ainda é bastante gastador (é recomendado ter o portátil ligado à corrente quando o utilizam), e considerando a autonomia já limitada dos equipamentos mobile... não me parece que o mercado esteja pronto a trocar a preciosa autonomia pela liberdade acrescida dos gestos 3D.

Mas com várias empresas a trabalhar em soluções que prometem ter câmaras sempre ligadas 24h por dia sem "impacto na bateria" (para coisas como realidade aumentada e reconhecimento visual)... é de esperar que também a Leap Motion tenha planos para compatibilizar o seu produto com os consumos mais reduzidos exigidos no segmento mobile.

Depois de falarmos sozinhos pela rua fora a dar comandos de voz para os smartphones; e de se abanar a cabeça para controlar o Google Glass... agora vamos começar a andar todos a gesticular no ar à custa de sistemas como este. :)

2 comentários:

  1. tenho uma coisa dessas em casa e ainda nao percebi bem a utilidade....
    Alguem mais usa isso e lhe dá um uso util ou pratico???

    ResponderEliminar