2013/09/20

iOS7 Activation Lock - Roubar iPhones e iPads deixa de fazer sentido


Até tenho medo de começar a falar do iOS7, pois aquilo tem muitas coisas boas... mas também muitas coisas que me deixam "a fumegar" de irritação. Mas hoje vou falar de uma coisa boa, e que bem poderia passar a ser obrigatório para todos os equipamentos. Um sistema que visa desincentivar o roubo de iPhone e iPads, e que poderá ter passado despercebido: o activation lock.

Já sabemos que o iOS7 não é imune a falhas e tem alguns bugs descarados (e recorrentes), como o que permite ultrapassar o lock screen e aceder às fotos. Mas há um aspecto que é preciso não esquecer. Até ao momento, se tivessem um iPhone bloqueado e este fosse roubado, o ladrão poderia fazer uma limpeza completa ao iPhone, trocar o cartão SIM e usá-lo como se fosse seu (ignorando a questão do IMEI ser dado como roubado, etc.)

Com o iOS7 a coisa é diferente. Quando activam o vosso iPhone pela primeira vez, ele fica associado à vossa conta, e assim permanecerá até que terminem essa associação. Se o perderem, podem dá-lo como perdido/roubado, o que apresentará uma mensagem no dispositivo e impossibilitará que seja sequer feito uma limpeza ou restauro do sistema até que introduzam um código válido. Isto permite também que possam fazer uma limpeza remota sem terem receio de perderem a ligação ao dispositivo - como acontecia anteriormente.

Na prática, é algo que complica bastante a vida a todos os que estiverem a pensar apanhar um iPhone ou iPad por meios pouco recomendáveis (embora imagine que eventualmente surgirá um qualquer método de hacking/jailbreak que permita fazer uma limpeza de um iOS bloqueado - mas pelo menos por agora e para os criminosos "comuns", roubar um iPhone ou iPad com iOS7 será algo que não lhes servirá de muito).

Como último apontamento, no caso de quererem vender o vosso dispositivo iOS, não se esqueçam de o apagar completamente e remover a associação à vossa conta. :)

6 comentários:

  1. Agora é só informar os gatunos...

    ResponderEliminar
  2. E não nos podemos esquecer do iPhone 5s: Não, ladrões, os dedos (ou mãos) cortados não desbloqueiam o telemóvel. É preciso que o dedo da pessoa esteja ligado ao corpo dessa mesma pessoa.

    ResponderEliminar
  3. Mais eficaz que isso, seria as operadoras ter uma lista negra de imeis que não iria funcionar. seja 1 iphone xpto ou 1 pequeno Samsung de 15 euros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso uma lista negra de IMEIS de todos os operadores era uma grande ideia.
      Penso que te estás a referir a operadores nacionais, o que não impedia que não fosse "exportado". Com o novo sistema impede-se que o f.d.p. que o roubou o use, aqui ou na China.

      Já agora a saga dos IMEIS perdidos/roubados
      - Com as facturas do equipamento em vosso nome (está lá o IMEI) ir à polícia e dizer que foi perdido/roubado e se quer um documento para ir ao operador bloqueá-lo.
      - Esperar uma manhã, porque há casos urgentes para tratar. Lá pela hora de almoço recolhem a informação que lhes dermos e emitem um documento
      - Fotocopir esse documento e ir de operador em operador e preencher um impresso a pedir que esse operador bloqueie o IMEI. Aqui é que de facto devia estar centralizado porque com mais os operadores virtuais é uma grande chatice. Se fizerem como eu, vão às maiores: Vodafone, TMN e Optimus e por aí se ficam, ao fim de um dia perdido.

      Resumindo, esta alteraçäo no "Encontrar iPhone" é muito bem vinda. Até pode ser que em caso de perda, quem o encontrar, em vez de se apropriar dele indevidamente, o devolva visto que não o pode utilizar.

      Eliminar
  4. Ja agora deixo aqui uma duvida caso me possam esclarecer:

    De que serve termos o codigo de segurança no telemovel, para impedir que terceiros possam aceder, se basta premir o botao de desligar e o telemovel desliga??

    O activation lock funciona mesmo que tenham mudado o cartao SIM?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando ligares o iPhone - mesmo que entretanto tenha levado com um "reset total" para apagar tudo. Quando o fores activar ele vai pedir a password da conta iCloud com que foi anteriormente activado. Portanto... não há volta a dar - pelo menos, nenhum método "fácil".

      Eliminar