2013/09/24

Moto X recebe Update que melhora as Fotografias


Por cá ainda não temos o Motorola Moto X, mas para quem estivesse desapontado pela sua qualidade fotográfica terá agora motivos para ficar um pouco mais animado. A Motorola disponibilizou uma actualização que consegue melhorias substanciais na qualidade da câmara.



O Moto X dá uso a um sensor de imagem com um padrão RGBC (lembram-se de termos falado dos padrões Bayer?) - ou seja, para além dos habituais subpixeis RGB tem um pixel adicional transparente para recolher informação adicional sobre a luminosidade.

Mas o verdadeiro "segredo" consiste em saber analisar toda essa informação para recriar a imagem "ideal" como supostamente será vista pelos olhos humanos. E era aí que o software original estaria a fazer cálculos menos correctos apresentando cores deslavadas e zonas "manchadas".


[em cima: imagem antes da actualização; em baixo: após a actualização]

Com esta actualização desaparecem as zonas machadas, e todas as cores passam a ter maior contraste e fidelidade.

É uma actualização que volta a relembrar-nos que hoje em dia os clientes acabam por ser beta-testers (uma queixa recorrente de que por cá falamos com bastante frequência). Mas... se é esse o caso, ao menos que as marcas disponibilizem correcções rapidamente. Quantos equipamentos não haverá por este mundo fora, em que o hardware está a ser subaproveitado por desleixo de quem teve que desenrascar um firmware ou drivers à pressa?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)