2013/09/04

Nymi - Pulseira Autenticadora pelo Electrocardiograma


Se alguma vez vos disseram que o coração poderia abrir muitas portas, com esta pulseira Nymi da Bionym a coisa torna-se literamente verdade. Isto é... tornar-se-á quando eventualmente for lançada em 2014, embora me pareça difícil que venha a concretizar tudo aquilo que promete no seu vídeo de apresentação.

A ideia é ter uma pulseira que é capaz de analisar o vosso batimento cardíaco para o usar como autenticação (espera-se que seja capaz de funcionar quando acabaram de fazer uma corrida ou treino intensivo e têm o coração "disparado") evitando que tenham que introduzir códigos manuais nos vossos dispositivos: smartphones, tablets, computadores, e até servir para abrir automóveis e portas de hotel, assim como para fazer pagamentos. Tudo isto com a segurança acrescida de que, se alguém vos roubar a bracelete, nada fará com ela, a não ser que leve o vosso coração atrás.

Embora a ideia seja interessante, penso que o principal problema será a sua implementação no mundo real. Basta olhar para o caso do NFC e ver a dificuldade que tem tido em se disseminar pelo mundo... quanto mais imaginar que de um momento para o outro os fabricantes de automóveis, e hotéis, iriam apostar num sistema deste tipo (ainda por cima, se não se tratasse de um standard comum e aberto a todos).

Muito mais fácil me parece ver este tipo de funcionalidade integrado num smartphone, smartwatch, ou fitness tracker... que dispensaria a necessidade de (mais) um acessório extra. Até o seu preço de $79 (para quem investir já no primeiro lote) é demasiado próximo de alguns smartwatches que ficam disponíveis por cerca de $100 - e que mesmo não tendo a vertente biométrica que serve de base a esta Nymi... certamente acabarão por ser bem mais úteis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)