2013/09/04

SAPO faz 18 Anos


Quando se fala de internet em Portugal é inevitável que todos os caminhos acabam por ir parar ao SAPO, de uma forma ou de outra. O nosso bem conhecido "Servidor de Apontadores Portugueses Online" nasceu na Universidade de Aveiro no agora distante ano de 1995. Uma altura em que tudo era bem diferente do que era hoje (incluindo o penteado do Celso Martinho ;) e onde imaginar uma internet onde se pudesse ver vídeo Full HD ao toque de um botão num browser pareceria uma loucura... quanto mais imaginar que poderíamos andar com ela no bolso e levá-la para qualquer lado.




Mas já naquela altura o desejo de organizar todo o vasto manancial de informação online e torná-la acessível a todos existia. Na era de ouro dos serviço de apontadores, o SAPO começou a dar os seus primeiros saltos, e daí em diante foi crescendo e dando saltos cada vez maiores e abrangentes: email, blogs, vídeos, e tudo o mais que hoje em dia até se torna complicado de enumerar. Trouxe-nos também o inimitável SAPO Codebits, que anos após ano tem servido como evento fulcral no panorama tecnológico nacional (e prestes a tornar-se internacional, com a chegada ao Brasil no próximo ano).

Quanto a mim sinto-me privilegiado por, ter tido a oportunidade de conhecer parte desta grande família graças aos Codebits, é daquelas coisas que por muito que se tente descrever... só mesmo "estando lá".

Parabéns SAPO, e a todos os que o tornaram possível e continuam a trabalhar para que se vá tornando maior e melhor. Sem dúvida que nenhum dos elementos fundadores, naquele distante ano na Universidade de Aveiro poderia imaginar que 18 anos depois, o seu projecto de "apontadores" se teria tornado naquilo que é hoje. :)

(Podem/devem ler um relato bem nostálgico deste aniversário no blog do Celso.)

2 comentários:

  1. Anónimo5/9/13 07:17

    Nunca gostei do sapo... mesmo hoje em dia só uso por causa do cinema, que por acaso costuma estar muito bem e tem uma app aceitável para Android. Giro giro é que a app funciona melhor que o site.

    ResponderEliminar