2013/09/16

O Futuro imaginado pela Microsoft que falhou em concretizar


Há toda uma geração (ou várias) que para sempre irá associar tablets a iPads, e o seu criador como sendo Steve Jobs. Mas a verdade é que os tablets são algo que já vem de trás, e um dos seus principais impulsionadores foi um tal de Bill Gates. A mais de uma década de distância torna-se interessante olhar para trás e ver a visão do futuro como era imaginada pela Microsoft no ano 2000.




Tablets, smartphones, informação geolocalizada, edição colaborativa de documentos, comandos de voz, acesso aos nossos documentos independentemente do equipamento usado... tudo coisas que hoje em dia se tornarão possíveis... mas onde nenhuma delas está directamente associada à Microsoft!


Como foi possível à Microsoft, que na altura ocupava o primeiro posto e dominava o mercado com os seus Pocket PCs que pouco ou nada evoluiram ao longo do anos, ficar tão abstraída de tudo que nem sequer tenha perseguido estas suas ideias para o futuro - e uma década mais tarde ter perdido terreno de forma abismal para sistemas que surgiram "vindos do nada" e que em meia-década transformaram por completo o panorama do computadores: ao ponto de estarmos agora prestes a atingir um marco histórico, em que os tablets venderão mais que os PCs.

Se alguns poderão defender Ballmer por ter conseguido manter os accionistas contentes ao longo de todo este tempo; haverá também que o critique duramente por ter deixado de perseguir um rumo de inovação numa área que já em 2000 a própria MS achava que era o futuro. Daqui por mais uma década será possível olhar para trás e ver se os "estragos" foram algo passageiro e que o próximo CEO conseguirá resolver... ou se pelo contrário, se tornaram numa ferida mortal que ainda não foi reconhecida como tal.

Quanto a mim, já só espero pela próxima revolução inesperada. Aquela que surgirá acompanhada de risos de descrédito e que parecerá inofensiva... e que nos anos seguinte obrigará muita gente a engolir as suas própria palavras (se bem que há sempre aqueles que têm tendência para se esquecerem das suas previsões... Lembram-se de quando se falava de que o iPad iria ser um flop, mesmo depois do sucesso do iPhone?)

10 comentários:

  1. Acho que os "tablets" apareceram no "Star Trek"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que foi no 2001: Odisseia no Espaço
      http://www.refinedguy.com/wp-content/uploads/2013/07/tablet-in-2001-space-oddysey.jpg

      Eliminar
    2. Já muito antes disso tínhamos as ardosias!

      Eliminar
  2. "Se alguns poderão defender Ballmer por ter conseguido manter os accionistas contentes ao longo de todo este tempo; haverá também que o critique duramente por ter deixado de perseguir um rumo de inovação numa área que já em 2000 a própria MS achava que era o futuro."

    Discordo plenamente, a M$ nunca foi uma grande inovadora, quase tudo foi através de compras de outras empresas ou ideias de terceiros, até o word o foi mas atenção não estou a criticar, estou a dizer que a M$ nunca foi uma inovadora, foi uma empresa virada para o mercado. Se o BILL GATES foi importante em ir buscar o DOS e revende-lo à IBM foi o continuar de este tipo de acção que a torno o que é hoje, sendo que Ballmer soube muito bem continuar esta estratégia. Estratégia que M$ já entendeu que no mundo actual já não serve daí estar a mudar, mas empresas desta dimensão não mudam de um dia para o outro.

    ResponderEliminar
  3. É interessante verificar que praticamente tudo o que surge no video já está implementado hoje em dia, ainda que de forma não tão transparente. Falo de equioamentos como os tablets, os smartphones, e de serviços ou funcionalidades como o Siri, Google Now, Airplay, geolocalização, sincronia entre dispositivos, photo stream, etc.
    Curioso também é verificar a falta de sentido estético da MS! Os equipamentos e os interfaces que se vêm no video são mesmo muito fatelas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a diferença que fazem 13 anos de futurologia.
      Se bem que, por outro lado... com a chegada do iOS7, talvez se tenha que redefinir a definição de "fatela" (embora eu até engrace com o conceito, tem por lá alguns icons que... ai ai, nem acredito que a Apple vai lançar aquilo assim.)

      Eliminar
    2. Vais ver que passados 2 dias de uso começarás a achar que o iOS antigo é feio e datado! Foi o que me aconteceu. De uma forma geral tem um interface muito mais leve e escorreito.

      A propósito de iOS, ultimamente não se conseguem fazer posts aqui via iOS. Escreve-se na janela, selecciona-se a conta Google ou outra no "Responder como" mas o comentário não entra. A página simplesmente faz refresh e nada...

      Eliminar
    3. Isso eu já digo (do iOS antigo). O refresh é excelente... mas aquele icon do Safari no iOS7 tira-me do sério!

      E terem metido o relógio animado mas terem deixado o icon do weather estáticos... é outra das coisas que me "chateia". :)

      Quanto aos comentários via iOS, pelo menos no iOS6 está a funcionar bem. O único bug que encontro é que quando se faz copy-paste num comentário, ele fica "frozen" e não deixa escrever mais nada.

      Ainda me lembro do tempo em que uma input box era uma input box... hoje em dia partem até os elementos mais básicos da web. :(

      Eliminar
  4. Viva

    Também eu não consigo postar aqui, através do Firefox (estou a experimentar com o agora com o IE) e perfil Google... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva

      Já vejo caches, cookies limpezas várias por todo o lado..., acho que já está tudo normal...

      A M$ teve/tem coisas boas e más (algumas muitos más mesmo: Milennium, Vista) como todas as empresas (veja-se flops da Apple e por aí fora).

      O mal, foi ficar deitada muito tempo à sombra da sua "importância global" e pensar que qualquer novidade de uma concorrente, não passava disso mesmo, uma novidade efémera que não iria fazer qualquer tipo de sombra ao seu status quo.

      Claro que se enganaram, juntamente com os seus regulares tiros no pé, e quando quer descolar, fá-lo de forma atabalhoada...

      Eliminar