2013/09/08

Primeiras Imagens do iPhone 5S e novo botão Home?


Estamos prestes a entrar na semana que será dominada pela Apple e pela apresentação dos novos iPhones, e os rumores e leaks vão-se intensificando. Agora surge a primeira imagem do que supostamente será a caixa do novo iPhone 5S que tem a particularidade de revelar também um botão home com um círculo prateado em seu redor.



Pessoalmente, bem que preferiria ver um home button mais futurista como o que foi idealizado por alguns designers, como este com um círculo luminoso em redor (que até poderia servir como luz de notificação multicolorida).


Mas voltando às coisas mais realistas, o botão com o círculo metálico ganha credibilidade quando se olha para outros smartphones que usaram sensores de impressões digitais da AuthenTec, como o Toshiba Regza:


Também aqui temos a moldura metálica no sensor, que aparentemente será um elemento funcional e não apenas "decorativo" - para além de que a Apple certamente preferiria manter o design do home button sem floreados, a não ser que seja obrigada a isso.

A imagem da caixa do iPhone 5S, caso se venha a revelar verdadeira, mostra também outro aspecto curioso: a imagem de fundo no ecrã do iPhone com iOS7 é escura, contrastando com as imagens habituais e coloridas com que o iOS7 tem vindo a ser apresentado. Será que isso é sinal que a Apple vai apostar nos backgrounds de origem a condizer com a cor exterior do iPhone? (Já tinham surgido rumores de que seria o caso nos iPhones 5C coloridos.)

Daqui por dois dias saberemos... sendo desde já mais que previsível antever-se que novamente teremos a internet a dividir-se entre aqueles que vão achar as eventuais novidades como sendo a melhor coisa de sempre; e aqueles que vão dizer que não servem para nada e que o iPhone 5S será um falhanço completo - e faltando ainda o terceiro segmento da população: aqueles que já se estão a borrifar para o que estes dois campos dizem, e que optam por decidir aquilo que fazem com a sua própria cabeça.

Por mim, espero que a funcionalidade deste botão se estenda a bem mais que a autenticação. Nomeadamente, que seja capaz de reconhecer gestos que possam ser utilizados para facilitar tarefas que neste momento se tornam pouco práticas de realizar, como - talvez - permitir fazer um swipe up para chamar a área do multitasking (e settings rápidos no iOS7) em vez de ter que fazer um duplo clique; ou fazer swipes laterais para navegar entre as apps no multitasking.

1 comentário:

  1. Realmente com tantos rumores e pessoa a fazerem protótipos a apple podia poupar uns milhões na elaboração do design e sentar se a espera que alguém o fizesse e depois era só aproveitar as ideias hehe mais uma forma de aumentar os lucros XD
    E nesta altura do campeonato que começo a ver a apple um espelho da nokia... Com uns anos de diferença... If you know what I mean..

    ResponderEliminar