2013/09/08

Sigmo - Tradutor Universal de Bolso



Se por agora podemos dar-nos ao luxo de não nos preocupar muito com traduções, já que pelos países ocidentais quase sempre podemos recorrer ao inglês para nos entendemos, em breve poderemos encarar com muito mais interesse os sistemas de tradução automáticas - à medida que a China vai crescendo e dominando cada vez mais o mercado mundial.

Este Sigmo é um projecto que já superou o objectivo no Indiegogo, e que consiste numa pequena "caixinha" capaz de traduzir conversas de voz em 25 línguas:


Inglês, francês, espanhol, alemão, português, chinês, polaco, holandês, russo, e muitas outras línguas ficam assim à distância de um toque, eliminando as barreiras linguísticas.




Esta é a ideia... mas infelizmente a realidade rapidamente se encarrega de nos mostrar que este pequeno Sigmo afinal não é bem aquilo que parece.

É que para funcionar, precisa de estar emparelhado com um smartphone (Android ou iOS), e ainda por cima precisa de ter ligação à internet - embora os seus criadores estejam empenhados em conseguir criar um sistema que permita descarregar os módulos de voz para funcionamento offline.

No fundo, este Sigmo nada mais é que um pequeno sistema de "mãos livres" bluetooth, sendo que tudo aquilo que anuncia fazer poderão fazê-lo de forma idêntica com o vosso smartphone usando uma app apropriada (desde o Google Translate, se tiverem acesso à internet; a várias outras apps de tradução offline).

E sabendo-se que o Google ainda recentemente revelou estar a trabalhar em sistemas de tradução voz-para-voz que já funcionam de forma "quase perfeita", talvez seja melhor optar por aguardar mais um pouco. Afinal... quem terá mais recursos para atacar um problema desta magnitude? Uma empresa como o Google (ou outros gigantes da área, como a Microsoft, ou a própria Nuance) ou um pequeno grupo de amigos que decidiu lançar esta ideia no Kickstarter (sem lhes querer tirar o mérito por perseguirem os seus sonhos)?

... Até eu cheguei à página do Indiegogo com vontade de os ajudar, mas depois de ver realmente de que se tratava, confesso que fiquei bastante desiludido.

2 comentários: