2013/09/20

Quasar IV - um smartphone ultra seguro (aprovado por Ninjas)

Em altura que a segurança e a privacidade estão na ordem do dia -ou a falta dela, conforme a perspectiva - surge no Indiegogo um projecto que promete levar a segurança nos smartphones a um novo nível para garantir a total privacidade da nossa vida digital: o smartphone Quasar IV da QSAlpha.

Em vez de depender de autenticação num servidor remoto na cloud, neste Quasar é tudo feito localmente, com chips dedicados à encriptação e segurança dos dados por hardware. E falando de hardware, este smartphone não deixa nada ao acaso: CPU Snapdragon 800 a 2.3Ghz, ecrã de 5" Full HD, 3GB de RAM, 64/128GB eMMC, micro SD, duas câmaras traseiras de 13MP para apps de realidade aumentada melhoradas, câmara frontal de 8MP, toda a panóplia de sensores habituais, bateria de 3300mAh e à prova de água. E para além disso, o tal processador Quatrix adicional dedicado à segurança. Olhando para tudo isto, o preço de $495 (cerca de 365€) nem é nada exagerado.

O sistema operativo é baseado em Android 4.3 mas modificado por eles para acrescentar a camada de segurança e encriptação adicional - passando a ser chamado de QuaOS.

Fiquem com o vídeo de apresentação, mas depois não deixem de espreitar o vídeo seguinte do projecto no Indiegogo... pois até mete ninjas - e não é todos os dias que vemos ninjas num projecto tecnológico! :)



5 comentários:

  1. Estou com vontade de contribuir :)

    Já tinha pensado que um dia destes alguém invertia a tendência de falta de privacidade dos telemóveis actuais, e fazia um produto destes.

    ResponderEliminar
  2. Para mim o problema é a entrega estar prevista para Abril de 2014 e vir com sistema operativo baseado em Android 4.3.
    Devia ser, no mínimo, baseado no KitKat ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso é o de menos! pior que isso é serem vendidos smartphones com o sistema antigo estando o novo ja lancado! talvez ate o lancamento eles atualizem...

      Eliminar
  3. "Quatrix-encrypted data can only be read and decrypted by another Quatrix device. When data is sent from a Quasar IV to a different type of smartphone, the data will not be encrypted by Quatrix."

    Só se todos comprarmos um Quasar :P

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da ideia.
    Ao pesquisar mais info sobre o smartphone encontrei este artigo bastante interessante:
    http://arstechnica.com/security/2013/09/worlds-most-secure-smartphone-looks-like-snake-oil-experts-say/

    ResponderEliminar