2013/09/17

Talky - Video chat em grupo no Browser


Querem falar com alguém cara a cara, ou mostrar-lhes como fazer algo? Pensam por alguns segundos e lembram-se que poderão fazê-lo via hangouts... Mas a outra pessoa não tem conta do Google. Humm... talvez Skype?... Também não. E de tentativa em tentativa lá se resignarão a que, em pleno século XXI, com tanta tecnologia, têm que recorrer a uma chamada telefónica à moda antiga para se tentarem entender. Ou será que não?

Não seria bom poder abrir uma janela de um browser e poder fazer tudo isso sem qualquer impedimento ou necessidade de registo? Pois fiquem a saber que o podem fazer...



Este Talky dá uso ao WebRTC que permite que os browsers mais modernos possam realizar este tipo de função sem necessidade de plugins adicionais, e serve como prenúncio do futuro da web - uma web onde a comunicação e partilha de dados se vai tornar mais dinâmica que nunca. O funcionamento é simples: basta darem um nome à vossa chatroom e... convidarem os vossos amigos. E é só isso. (Há também a possibilidade de criarem salas privadas, para evitarem que vos apareça alguém indesejado ou por acidente.)

O único problema é que por enquanto este Talky parece ser bastante "pesadão" a nível de recursos, pelo que poderá ainda não estar apto a ser utilizado em todas as máquinas - para além de funcionar apenas com o Chrome e Firefox; embora seja de esperar que com o tempo, outros browsers passem a suportar igualmente o WebRTC. Mas mesmo assim vale a pena espreitarem e verem como as videochamadas e partilha de ecrã poderá passar a ser feito de forma bem mais simples e entre qualquer pessoa sem necessidade de terem que combinar qual o programa ou serviço a usar.

1 comentário: