2013/09/18

Um computador Linux com WiFi num cartão SD


Já temos visto computadores de tamanho compacto, em pequenas caixas pouco maiores que uma fonte de alimentação; ou até mais compactos como o Raspberry Pi. Mas, e se quisessem algo ainda mais compacto... algo da dimensão de um cartão de memória? Afinal, é mais simples do que poderá parecer.



Em vez de se partir à aventura de criar algo de novo... a opção mais simples é pegar em algo já existente: neste caso os cartões SDHC com WiFi. Neste caso, um cartão da Transcend com um pequeno CPU a 400 MHz com 32MB de RAM, capaz de correr Linux e que gasta uns reduzidos 100 mA a 3.3 V.

Graças a algumas vulnerabilidades torna-se possível hackar o sistema e modificar os programas que estes micro-sistemas correm, substituindo-os pelo que desejarem. Embora não seja um computador mega-potente que vos permita correr o mais recente GTA V, é ainda assim mais que suficiente para realizar inúmeras funções, como um micro-servidor web, router WiFi, ou qualquer outra coisa que possam imaginar fazer com um sistema linux com acesso a WiFi.

Até nos faz pensar quantas mais coisas seriam possíveis fazer-se se os fabricantes disponibilizassem abertamente as ferramentas para modificar os produtos ao nosso gosto. Estão a imaginar o que seria poder reconfigurar uma câmara fotográfica para adicionar umas funções que quiserem inventar; ou alterar um mico-ondas para que fizesse um ciclo de aquecimento com um padrão específico para uma vossa receita secreta; ou até modificar o computador do vosso automóvel para que enviasse uma mensagem com as coordenadas de onde pararam sempre que desligassem a ignição?

... Mas infelizmente, parece que por agora tudo isto serão coisas que ficarão apenas ao alcance daqueles utilizadors "mais malucos" que não se deixam intimidar pelas "caixas fechadas" e não têm problemas em explorar as coisas para lá do que é supostamente possível.

1 comentário: