2013/09/29

Usa um Android ou iPhone como câmara virtual usando o STEM


Uma das dificuldades quando se quer interagir com mundos virtuais, e transferir o nosso movimento com precisão para o mundo digital. Quando se experimentam coisas como o Oculus Rift, uma das primeiras sensações do mundo imersivo em que nos encontramos é a... ausência de mãos e pernas, que nos causa uma certa frustração. O STEM é um projecto no Kickstarter que quer resolver esse problema com uma série de elementos que permitem fazer o tracking do nosso corpo, e agora propõe a integração de sistemas Android e iOS como bónus adicional caso se atinjam os $700 mil dólares.


O STEM tem um princípio de funcionamento idêntico ao do Razer Hydra, oferecendo alta precisão e velocidade de captura dos movimentos (tanto a posição como a orienteção), mas aqui permitindo o tracking de até cinco elementos - que possibilita o tracking de todo o corpo - num raio mais alargado (5 metros). Outra das vantagens adicionais face ao Hydra é que no STEM não temos que nos preocupar com cabos, já que o sistema funciona sem fios (e também não tem problemas em funcionar sem linha directa de visão entre o receptor e os módulos).

Quando se junta um smartphone a um destes módulos, podemos transformar um smartphone android numa autêntica câmara virtual com a qual podemos percorrer cenários digitais - de forma equivalente à que é utilizada em grandes produções digitais (tipo Avatar).

O projecto parece-me excelente, mas penso que ainda tem um preço que apenas o torna apropriado para os verdadeiros entusiastas ($299 para os 5 módulos). Sendo que por este preço me parece mais vantajoso usar uma qualquer câmara 3D estilo Kinect para esta função de tracking, mesmo se não se tiver a mesma precisão e for necessário manter a orientação visível para a câmara. De qualquer forma, é bom saber que há alternativas que estão a ser exploradas.

Fiquem com os vídeos que demonstram estas possibilidades do STEM.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)