2013/09/18

Virgin Blinkwash incentiva a ver Publicidade de olhos abertos


Por norma tentamos ignorar o mais possível qualquer tipo de publicidade que nos aparece à frente (tirando algumas poucas excepções). E por isso mesmo se torna ainda mais curioso ver que a Virgin Mobile encontrou uma excelente forma de nos querer fazer ver publicidade, com o BlinkWash na sua página do YouTube que se baseia num método incrivelmente simples: mudar de vídeo de cada vez que piscam os olhos.

Quando acedem à página, a mesma vai pedir-vos para aceder à vossa webcam e fazer uma rápida calibração para detectar onde estão os vossos olhos. A partir daí, não há nada que explicar... de cada vez que piscarem os olhos serão lançados para um novo clip. O curioso é que depois do período inicial de "pisca pisca" para verem que o sistema funciona, muito provavelmente começarão a ter vontade de querer ver um vídeo até ao fim... mas falhando, porque inevitavelmente piscam os olhos. Isso torna-se num desafio algo viciante, que nos faz querer manter os olhos abertos para... ver publicidade.

É certo que não passa de uma curiosidade e rapidamente nos fartamos do sistema e passamos à próxima coisa de interesse que nos aparecer pela frente; mas não deixa de ser curiosa a inversão por que se passa, e que com uma coisa tão simples nos faz querer manter os olhos abertos, mesmo quando estamos a ver publicidade que de outra forma bem preferiríamos "ver" de olhos fechados.

... Mais chato é se o YouTube se lembra de começar a usar técnica idêntica para garantir que estamos a olhos abertos para a publicidade antes de fazer o countdown para nos deixar fazer "skip" à publicidade que aparece antes dos vídeos, fazendo reset ao contador de cada vez que piscamos os olhos.

[via gigaom]

1 comentário:

  1. ó Carlos há coisas que não se dizem nem se escrevem, só se pensam.... ;)

    ResponderEliminar