2013/09/18

OpenZFS promove o desenvolvimento aberto do ZFS

Boas notícias para os fãs do ZFS, alguns dos principais participantes e interessados nesta tecnologia uniram-se e criaram o OpenZFS com o qual esperam promover e desenvolver este filesystem que por vezes continua a ser olhado com alguma estranheza.

Na sua essência, os dispositivos de armazenamento são dispositivos "burros", caixas fechadas que apenas sabem guardar blocos de dados em determinados endereços. Para que se tornem verdadeiramente úteis, é necessário um sistema de ficheiros que traduza isso em algo mais fácil de gerir e utilizar.

E... não faltam sistemas de ficheiros, cada um com as suas vantagens, desvantagens e limitações (certamente já terão ouvido falar do FAT, FAT32, NTFS, EXT3, etc.) O meu primeiro contacto com o ZFS surgiu aquando das minhas investigações para criar o meu NAS ideal (ou seja, uma "caixa" que pudesse usar como repositório central de toda a informação na minha rede doméstica, com redundância para manter os dados em segurança).

Um dos problemas que me atormentava era que inevitavelmente, por qualquer sistema que optasse, seria inevitável que no futuro ficasse com o "disco" cheio. A inspiração veio dos Drobo, cujo sistema permitia que se fossem trocando discos por outros de tamanho maior, para ampliar o espaço sempre que fosse necessário - e daí a minha busca por algo que permitisse algo idêntico. Não seria bom ter um "disco virtual" ilimitado que me permitisse ir acrescentando ou trocando discos sempre que necessitasse de mais espaço? A solução a tudo o que procurava (e mais) foi o ZFS.

Nem vou fazer de conta que conheço todas as vantagens do ZFS, o sistema é tão potente e versátil que daria para ocupar a vida a qualquer pessoa que se quiser dedicar a esses temas. Mas o que quer que imaginem poder querer fazer a nível de discos e armazenamento... é bem provável que o ZFS faça: desde garantir a integridade dos dados contra todo o tipo de falhas; à possibilidade de usar diferentes discos como cache (por exemplo SSDs) para acelerar os processos de leitura e escrita; para além da possibilidade de dinamicamente aumentar, reduzir, alterar volumes.

É o tipo de sistema que será verdadeiramente "exagerado" para 99% das necessidades de um utilizador caseiro. Mas como por cá temos muitas das pessoas que fazem parte da excepção à regra... imagino que vos interesse ficar a conhecer este OpenZFS! :)

1 comentário:

  1. É uma pena que a licença continue a ser CDDL e que o código seja essencialmente um fork antigo do upstream, dado que a Oracle deixou de distribuir a source a partir de 2010 (http://www.open-zfs.org/wiki/History). Infelizmente o futuro deste filesystem parece-me negro, mas gostava de vir a estar errado.

    ResponderEliminar