2013/09/18

Notícias do Dia

O Google já começou a testar a compressão de dados no Chrome para iOS; um dos melhores teclados para Android fica ainda melhor: o TouchPal X; como ter um computador Linux com WiFi num cartão SD; e para nos livrar das passwords, o Google poderá vir a usar YubiKeys para autenticação.

E antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam da segunda pergunta para se habilitarem a ganhar um ZTE Open com Firefox OS.


Nexus 5 aparece em Benchmarks com Snapdragon 800


Embora o Google ainda não avance com datas para a apresentação do Nexus 5, o mesmo continua a ir aparecendo (até em bares) e agora chegam informações de que terá aparecido na lista de resultados de benchmarks. Um resultado que parece comprovar a existência de um Snapdragon 800 e um ecrã Full HD (e também ainda mantém a referência ao Android "Key Lime Pie" que entretanto passou a "KitKat").

Parece que o Google não terá grandes surpresas para apresentar no evento (a não ser que o KitKat traga novidades revolucionárias)... e o ponto alto da apresentação será a revelação do preço.




App do YouTube vai ter vídeo offline
Se têm apps para fazer o download de vídeos do YouTube para os verem em modo offline quando saem de casa, preparem-se para as eliminar. O Google vai actualizar as apps mobile do YouTube e disponibilizar a opção de visionamento offline.

Há no entanto ali uma expressão que poderá fazer antever algumas limitações: "...allow people to add videos to their device to watch for a short period...". Será que o Google vai limitar o tempo máximo que estes vídeos poderão estar guardados nos nossos smartphones e tablets? Se for esse o caso, talvez seja melhor manter algumas das apps não oficiais para o efeito.


Edigma equipa três postos de turismo no norte de Portugal

A Edigma, empresa nacional especializada em ecrãs e tecnologia multitouch, tem agora mais três locais onde poderão tomar contacto directo com os seus produtos: nos postos interactivos de turismo de Esposende, Santo Tirso e Ponte da Barca. Com mesas multitouch, ecrãs na parede, e até vitrinas multitouch que permitirão a quem passa lá fora interagir com imagens, vídeos, e demais conteúdos.

É sempre bom relembrar que por cá também se faz muita coisa boa. :)

E falando de coisas boas...


Escolas em Cuba (a nossa) dão tablets aos alunos


Em Cuba (a nossa e não a do Fidel) duas turmas do 7º ano vão fazer parte de um projecto piloto que vai substituir os livros tradicionais por tablets. Os alunos estão entusiasmados, e pelo menos teoricamente, está tudo alinhado para que a experiência seja um sucesso - é "criminoso" que com a tecnologia actualmente disponível, se continue a exigir a compra de manuais à moda antiga.

A experiência de ensino multimédia possível de fazer com tablets (não esquecendo que são apenas uma ferramenta para auxiliar e complementar o trabalho feito pelo professor - e não para o substituir) permitirá uma muito maior envolvência e interesse por parte dos alunos... digo eu. Pelo menos, imagino que seja bastante mais interessante poder dar um salto ao YouTube ou Wikipedia ou qualquer outro site que nos permita "ver" algo sobre o que se está a estudar, do que ficar meramente com uma explicação ouvida da boca do professor ou num livro que - muito provavelmente - poderá já estar desactualizado.


Google celebra Pêndulo de Foucalt com Doodle
Quem vistar o Google hoje verá um curioso pêndulo em homenagem a Jean Foucault. Foucault foi um daqueles físicos que se divertiu a fazer experiências para responder a muitas perguntas que certamente também terão passado pela cabeça de muitos de nós. Coisas como: qual a velocidade da luz, e será que é mais lenta na água do que no ar? Será que a terra gira sobre si própria ou é tudo o resto que gira em seu redor? Entre muitas outras coisas.

No caso da rotação da Terra, a coisa ficou demonstrada com o seu pêndulo, que hoje teve honra de ser relembrado por um Google Doodle. (E dando explicação à notícia anterior... nada como verem a coisa em funcionamento).





Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)