2013/09/18

Chrome para iOS já testa Compressão de Dados


O Google já começou a testar a funcionalidade de compressão de dados no Chrome para iOS, uma funcionalidade que já está disponível há algum tempo na versão do Chrome beta para Android, e que será do agrado de todos os que desesperam mensalmente com o limite de dados do seu tarifário mobile. É algo a que dou bastante uso para poupar dados, e também acelerar o carregamento das páginas web quando a rede 3G não está nas melhores condições, e que por isso me agrada bastante. Mas... penso que há ainda muito por fazer.




Embora este teste da versão com compressão de dados para o Chrome iOS esteja a ser feito apenas por convite, penso que os ganhos irão ser idênticos ao que são conseguidos na versão Android. Sendo esse o caso, as diferenças para as compressões feitas pelo Opera são imensas (para pior). No meu caso em concreto, usando a compressão de dados no Chrome, tenho obtido poupanças de 12%, reduzido um tráfego de 35MB para 31MB. Já usando o Opera... a poupança foi de uns incríveis 91%, passando de 54MB para apenas 5MB!

É certo que se trata apenas de um valor indicativo; mas é um valor que se tem mantido bastante estável nos testes que fiz (embora se note que a compressão feita pelo Opera é bem mais agressiva). Seria bom que o Google permitisse escolher diferentes níveis de compressão: por exemplo, um de nível mínimo que comprimiria o mais possível sem alterar nada (lossless); e outros (lossy) que começassem a reduzir o tamanho e qualidade das imagens, para maiores poupanças - já que aqueles 10% são melhor que nada mas são manifestamente insuficientes para quem quiser usar este sistema para esticar o seu limite de dados mobile.

Mas... um passo de cada vez - e por agora não seria mau ver esta opção ficar disponível de forma oficial no Chrome para ambas as plataformas. Até que isso aconteça, continuarei a dar uso ao Opera e à sua compressão mais poupadinha.

1 comentário:

  1. Tenho resultados um pouco diferentes. 40% no Chrome, deve de ser pelo tipo de sites que se visita. Nuns consegue-se melhores resultados que em outros.

    ResponderEliminar