2013/09/28

VLC 2.1.0 com suporte para Ultra HD


Já está disponível uma nova versão do VLC que vem com bastantes melhorias e que se torna de recomendação obrigatória. O novo VLC 2.1 "Rincewind" vem com mais e melhor suporte para encoding e decoding por hardware, um novo sistema de áudio, preparação para resoluções Ultra HD 4K e suporte para mais formatos de vídeo que nunca.


Esta versão marca um passo importante na evolução do VLC - um dos mais populares media players (e não só) - com milhares de bugs que foram corrigidos e inúmeros melhoramentos. O VLC passa a dar uso ao Open GL ES em vez do Open GL normal (facilitando a transferência de código para as versões mobile para Android e iOS), e muito muito mais.

Eu, confesso que inicialmente nunca me senti atraído pelo VLC e durante anos continuei a dar uso ao Media Player Classic (não confundir com o Media Player do Windows!) e posteriormente à sua evolução, o Media Player "Home Cinema" - preocupando-me em instalar packs de codecs, confirmar que usavam a aceleração por hardware, etc. etc. Sempre que testava o VLC, encontrava bugs, crashes sem motivo aparente, e mil e um problemas que me faziam manter o meu sistema.

Mas eventualmente, lá chegou o dia em que voltei a dar mais uma hipótese ao VLC... e dessa vez tudo funcionou sem chatices. Desde então tem sido o meu "player" oficial e recomendo a todos (então a funcionalidade de poder acelerar o vídeo 10 ou 20% sem afectar o áudio para que no tempo que gastaria a ver cinco episódios de uma qualquer série possa ver seis... só por isso já valeria a conquistou! :)

4 comentários:

  1. passe a publicidade... Ate agora nada bate o bsplayer (opiniao pessoal)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo 100%. Para além de que a versão para Android do bsplayer esta milhas a frente do VLC.

      Eliminar
    2. Enquanto não houver para linux, nada bate o VLC :)

      Eliminar
    3. Decerto ainda não testaram o GomPlayer ou PotPlayer...

      Eliminar