2013/09/14

Voyager 1 está oficialmente fora do Sistema Solar


É concerteza um dos maiores feitos da humanidade. A Voyager 1, uma sonda lançada para o espaço há 36 anos (em 1977) - um ano antes da Intel ter lançado o primeiro CPU 8086 - e que tem conseguido superar todos os problemas que têm surgido ao longo dos anos, tem agora a confirmação oficial de que se trata do primeiro objecto terrestre a sair do sistema solar.

Ao que parece esta saída do sistema solar já ocorreu no ano passado, mas só agora a NASA concordou com a interpretação dos dados que foram analisados por cientistas de todo o mundo. É que muitos dos sensores da Voyager 1 estão já bastante degradados (ou já foram desactivados) e dificultam a obtenção de medidas exactas - para além de estarmos a falar de hardware que hoje em dia seria considerado completamente obsoleto e ultrapassado. Mas ainda assim, os responsáveis pela missão e todos os que continuam a analisar os seus dados vão conseguindo "espremer" muita informação daquilo que é possível obter.


Para se ter noção do quanto a tecnologia da Voyager 1 está ultrapassada, quando a sonda não consegue comunicar com a Terra acumula as suas informações para que as reenvie mais tarde (as comunicações actualmente demoram cerca de 17h a chegar ao nosso planeta). E querem saber como é que esses dados são guardados? Não é numa memória RAM, ou Flash, ou sequer num disco rígido... são gravadas em fita magnética, que tem capacidade para guardar 69KB destes dados. Sim, estão a ver bem... 69KB!

Lançada em 1977, a sua missão oficial de observação de Júpiter e Saturno terminou no final de 1980, e desde então tem continuado a maravilhar-nos, sendo a responsável por muitas fotografias icónicas, como a do famoso Pale Blue Dot, que serve para nos relembrar da nossa pequenez neste Universo (e deveria estar afixado nos gabinetes dos presidentes de todos os países deste nosso pequeno planeta, para lhes relembrar disso mesmo).

Ao longo dos próximos anos, e devido à energia cada vez mais reduzida produzida pelo seus geradores, irão sendo desligados mais sistemas, até que em 2025 se prevê que se desligue por completo. Mesmo sem energia, a Voyager continuará a sua viagem pelo Universo (esperemos que nada se atravesse no seu caminho)... e quem sabe, talvez daqui por mais algumas centenas de anos tenhamos tecnologia que nos permita ir buscá-la e colocá-la em local de destaque como merece.

4 comentários:

  1. Muita gente continua a achar que não pois enquanto a força gravítica principal for a do sol, está no sistema solar, eu sou um desses.

    Por essa ordem de ideia por exemplo, os cometas saiam e entravam do sistema solar.

    Foi considerado estar fora porque deixou de receber influência do vento solar e mesmo isso ainda é discutível.

    http://astropt.org/blog/2013/07/05/voyager-1-sai-do-sistema-solar-novamente/

    http://astropt.org/blog/2013/04/07/onde-esta-a-voyager-1-dentro-ou-fora-do-sistema-solar/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens os cometas que são atirados para fora do sistema solar:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Comet#Departure_.28ejection.29_from_Solar_System

      Curiosamente, acelerados por Júpiter tal como a táctica que a Voyager utilizou.

      Eliminar
  2. 69KB! :)

    É como se se estivesse a comunicar com alguém do passado!

    ResponderEliminar
  3. Quando chegar ao planeta dos Borg e voltar como V'Ger é que estamos tramados.

    ResponderEliminar