2013/09/29

XBMC prestes a ter Emulador de Jogos Retro integrado?


O XBMC é um dos mais populares programas de media player, que acaba por ser uma autêntica plataforma por si só, estando disponível para inúmeros sistemas operativos mas existindo também ele em versão "própria" de instalação. Para além do que oferece de origem, as suas funcionalidades podem ser imensamente expandidas usando extensões e plugins... e agora há uma delas que está prestes a ser integrada na versão de origem: suporte para emulador de jogos "retro".

Com esta integração, os utilizadores do XBMC ganham acesso mais facilitado a uma vasta colecção de jogos clássicos que poderão jogar nas suas máquinas sempre que tiverem saudades dos jogos que passaram semanas (ou meses) a jogar na sua juventude - ou, para as gerações mais recentes que tiverem curiosidade em ficar a conhecer a história e a evolução dos videojogos,  tão simplesmente espreitar que tipo de jogos se jogavam nas décadas passadas.

Vamos lá ver se isto chega rapidamente ao XBMC oficial... e assim tornar-se em mais um dos muitos atractivos que este projecto (que teve início na XBox original) apresenta.

E vocês, sentem nostalgia suficiente para de vez em quando darem uso a emuladores para revisitarem alguns jogos da vossa juventude, ou preferem gastar o vosso tempo livro com jogos mais moderno?

5 comentários:

  1. Era o que estava a faltar para no meu Raspberry! :D

    Desta forma não é necessário alternar entre o XBMC e os Emuladores

    ResponderEliminar
  2. Isto é coisa para oficialmente esperarmos sentados até lá para finais de 2015. Na melhor das hipóteses pode ser que sai na versão 14 que ainda só sai pro ano ;)

    Mas é efetivamente um questão de tempo, o próprio XBMC depois é capaz de executar os roms com às diversas extensões possuindo há mesma scrappers dedicados para ajudar a compor a festa. Tal como existe no audio e video.

    Até lá é ir experimentado e usando umas versões não-oficiais ;)

    ResponderEliminar
  3. Um web browser é que era potente... de preferencia acelerada pelo gpu e com boa performance em ARM ( raspberryy pi)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1
      Também acho que apesar de emulador de jogos seja também um grande atractivo, creio que um web browser prático de utilizar e funcional disponível dentro do próprio XBMC seria uma maior mais-valia que emulador de jogos.

      Eliminar