2013/10/27

AT&T renova tarifários e acaba com "minutos de voz"


Nos EUA a AT&T actualizou os seus tarifários mobile e abandonou o conceito de "minutos de voz". Seguindo uma tendência que por cá os operadores também estão a tentar seguir, a nova moda é a das chamadas de voz ilimitadas, coisa que no entanto não é feita por ser um "favor" para o cliente.

É um percurso engraçado, este que os operadores americanos estão a seguir. Tradicionalmente, os operadores disponibilizavam planos com pacotes de minutos variados, e com a opção de dados ilimitados - isto numa altura em que as redes de dados eram sofríveis e pouco utilizadas. Agora, assiste-se a uma inversão: os operadores estão a terminar os planos que ofereciam dados ilimitados, e passam a oferecer chamadas de voz ilimitadas. E porquê?

A resposta é simples: tem havido um decréscimo no número de chamadas de voz, e um aumento substancial da quantidade de dados mobile utilizada!

Ou seja... os operadores fazem o especial favor de nos "oferecer" exactamente aquilo que já não utilizámos ou queremos, de forma idêntica às centenas de canais que os operadores de televisão por cabo/fibra nos oferecem. Sabendo-se disto, torna-se também ridículo que hoje em dia haja tarifários que incluam como base 50, 100 ou até 200MB de dados mensais. Isto considerando que a visita a um qualquer site pode facilmente resultar em vários megabytes de dados transferidos, e nem vamos falar de uma ida ao Flickr, ou do visionamento de fotos ou vídeos numa qualquer rede social.

Os operadores bem sabem vender o seu "peixe" quando para demonstrar as mais valias das suas velocidades de acesso à internet fazem referência ao tempo que demorará a fazer um download de uma música ou filme; talvez melhor fosse dizerem que a essas velocidades, o limite de dados que oferecem como sendo normal se esgotará numa questão de minutos.

É favor considerarem passar o consumo normal para o 1GB mensal, e criarem tarifários adequados ao número crescente de utilizadores de smartphones que dá prioridade aos dados e não à voz - e que também por isso ficam imunes à "oferta" das chamadas ilimitadas.

1 comentário:

  1. o mais certo é daqui a algum tempo haver tarifários de dados unica e exclusivamente devido ao numero de aplicações que nos dão chamadas de voz e video á borla.

    ResponderEliminar