2013/10/27

Fórum para Piratas estava ao serviço da Anti-Pirataria


Muitos utilizadores ávidos dos downloads ditos ilegais já estão alertados para terem cuidado com os sites que utilizam, pois poderão estar a utilizar locais feitos especificamente com a intenção de "apanharem" quem faz downloads. Mas não são só os downloaders que estão em risco, e um recente incidente veio revelar que um suposto pirata já com reputação no circuito, estava afinal a trabalhar como espião e a recolher informações sobre os seus "colegas".

Na indústria da segurança, estes iscos lançados com o intuito de servirem como alvos preferenciais e apetecíveis para atacantes são denominados de "honeypot" (literalmente, pote de mel). Será o equivalente a deixarem uma casa com as portas abertas e um monte de dinheiro à vista, para depois apanharem os ladrões que se deixarem tentar pela perspectiva de um lucro fácil e rápido.

Neste caso, tratou-se de um fórum destinado a piratas que fazem dinheiro à custa das partilhas ilegais, que foi feito por um utilizador que já tinha sido moderador noutro site popular do género, mas com cujos criadores se tinha chateado por motivos não especificados. Por isso, criou o seu próprio fórum concorrente, que embora não tivesse atingido a dimensão do outro fórum, contava com cerca de 1000 utilizadores registados. Agora, ao final de um ano, revelou que esteve este tempo todo a acumular dados sobre os piratas, para os dar às autoridades e grupos anti-pirataria, e que voltará a fazer o mesmo, sob outro nome.

A questões das piratarias e partilhas são um assunto delicado e que facilmente levanta paixões e mal-entendidos - e por isso mesmo não vou entrar em deliberações sobre os motivos que me fazem não ter qualquer pena de que estes piratas sejam perseguidos e apanhados (os que têm por objectivo lucrar à custa de downloads de conteúdos de terceiros), mas ao mesmo achar que não se deverá perseguir quem partilhe conteúdos sem qualquer interesse em lucrar com isso. No mínimo este incidente irá fazer com que muitos mais "piratas" passam a ter preocupações redobradas quanto às formas de manterem o seu anonimto na internet.

1 comentário:

  1. A partir do momento que alguém partilha algo que obteve de forma legítima ou ilegítima e cuja licença veda essa partilha, com a expetativa de obter direta ou indiretamente outros produtos partilhados igualmente de forma indevida, é para mim tão condenável como fazê-lo a troca de dinheiro ou qualquer outro tipo de benefício.
    Seja um filme, uma música, um livro ou uma aplicação de software, cabe ao respetivo autor/detentor dos direitos definir em que termos pode ser consumido e distribuído e cabe aos consumidores decidirem se o benefício/prazer que obtém compensa o custo do produto, seja um valor pecuniário, seja por ex. publicidade.

    ResponderEliminar