2013/10/26

Desactivar a Transparência, Animação e Parallax no iOS7


Já sabemos que o iOS não é propriamente o sistema mais personalizável do mercado, e com a recente actualização par ao 7.0.3 isso voltou a ser relembrado pela alteração de alguns dos poucos parâmetros disponíveis que alteram a aparência do iOS7.

Em primeiro lugar, a opção "reduce motion" que anteriormente removia o efeito de "parallax" que cria a ilusão dos icons flutuarem sobre a imagem de fundo, vem agora afectar também as animações de zoom in/out de entrada/saída nas apps e pastas.

O problema é que temos utilizadores que não queriam o efeito parallax mas gostavam do efeito de zoom, e outros que até gostariam de ter o efeito parallax mas não acham piada aos (lentos) efeitos de zoom. No entanto, a Apple na sua infinita sabedoria achou por bem que seria melhor uma única opção "tudo ou nada"!

Depois, há também o efeito de transparência, que pode chatear alguns. Ora, esta é uma coisa que poderão desactivar mas que não será imediatamente perceptível. Para desactivarem a transparência, terão que ir a Settings > General > Accessibility > e activar a opção de contraste aumentado  "Increase Contrast" (a opção de "reduce motion" também se encontra lá mesmo ao lado).


A mim estes efeitos não me incomodam nada, e até os acho interessantes e informativos - tirando o pormenor de que os zooms deveriam ter pelo menos o dobro da velocidade, mas suspeito que a lentidão esteja a ser usada para disfarçar algum processamento (guardar os screenshots que são apresentados no multitasking, talvez?), coisa que me parece ser comprovada pelo facto de, tirando a animação, o tempo efectivo para que as coisas apareçam seja praticamente o mesmo. Mas, já que a Apple se deu ao trabalho de criar opções para activar desactivar estas coisas, ao menos que o fizesse bem feito, com as opções selectivas para cada caso.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente percebi o que era o "parallax", pensava que eram os ecrãs dinâmicos :)

    Mas há umas coisas novas no iOS 7 realmente úteis para quem tenha problemas de vista:
    - Acessibilidade > Texto maior
    - Acessibilidade > Negrito
    - e no Safari, o redimensionamento automático de páginas web (que o permitam), os quatro tracinhos à esquerda da barra de endereços.

    ResponderEliminar