2013/10/17
Descoberta a origem do problema dos acelerómetros descalibrados no iPhone 5S
Parece estar descoberta a origem do problema que tem feito com que os acelerómetros de muitos iPhones 5S dêem resultados descalibrados. É algo que não iliba a Apple de resolver o problema, mas sempre ajuda a perceber o que se passa - e possivelmente a que os developers mais afectados arranjem uma solução mais rápida se não quiserem/puderem esperar.
E a origem do problema está na escolha do próprio acelerómetro. A Apple costumava usar chips da ST, mas no iPhone 5S passou a usar acelerómetros da Bosch.
O problema é que, mesmo os acelerómetros sendo autênticas maravilhas da engenharia à escala microscópica, continuam a estar sujeitos às limitações físicas e às variações no processo de fabrico e montagem. Enquanto no chip da ST os acelerómetros tinham uma variação de apenas +/-1º, o chip da Bosch tem uma variação de até +/-5º. (Não confundir este valor com a precisão do mesmo, trata-se apenas de um desfasamento que se mantém quase sempre constante.)
Considerando que ambos os chips têm custo idêntico, a única explicação para que a Apple tenha optado pelo chip da Bosch poderá estar relacionado com o facto de ser um chip mais poupado e que funciona a 1.8V em vez de 2.5V (embora as poupanças sejam irrisórias quando considerado o consumo geral ao longo de um dia). Mas seja qual for o motivo da escolha do chip, o que não tem desculpa é que a Apple não tenha implementado um sistema de calibração para compensar o maior desfasamento deste chip.
Por isso, a solução que resta aos developers passa por regressarem atrás no tempo e preocuparem-se com o tratamento dos sinais do acelerómetro em vez de confiarem nos resultados dados pelo sistema. Colocando o iPhone em diversas posições e medindo os resultados é possível fazer a calibração para que os valores passem a ser os correctos. No entanto, não deixa de ser estranho que algo que nos iPhones anteriores sempre funcionou sem dar chatices, agora seja elemento causador de problemas no mais recente topo-de-gama da Apple.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Portanto, isto pode ser resolvido com uma simples actualização do iOS. A Apple é que tem de incluir isto numa actualização do iOS. E o iOS 7.1 deve estar para sair.
ResponderEliminarPara determinadas aplicações é importante ter uma gama de medidas ampla sem perder precisão ou resolução e aí é que entra a diferença entre os dois sensores referidos. Ambos são sensores de consumo com características mais do que aceitáveis, mas a Bosch para encontrar uma amplitude de +-16g teve de prescindir de outras caracteristicas... e a Apple não deu a relevante importância...
ResponderEliminarPara haver um termo de comparação, as normas exigem que um Airbag dispare com desacelerações entre 12g e 14g...
+-10g é uma boa gama de medida, será que os +-8g não chegavam à Apple?!
A compensação de offset é muito simples de ser implementada para situações de medição de inclinação, o problema está na orientação/posição tri-dimensional pois aí os filtros terão um processamento muito deselegante....