2013/10/14

Japan Display cria LCD FullHD de 5" com WhiteMagic


Enquanto nos ecrãs AMOLED se continua a recorrer aos padrões Pentile para conseguir espremer as resoluções desejadas no espaço disponível, nos LCD a coisa parece estar mais folgada. Para além dos ecrãs FullHD de 5" que se estão a popularizar nos smartphones mais recentes - com os seus subpixeis RGB - a Japan Display anunciou que já tem disponíveis ecrãs Full HD de 5" com tecnologia WhiteMagic (da qual já falamos há alguns anos).



O que a tecnologia WhiteMagic faz é, para além dos tradicionais subpixeis RGB para cada pixel, adiciona um subpixel adicional branco. Em termos práticos, isto permite que um ecrã LCD possa ter uma luminosidade bastante superior ou, igualmente vantajoso, manter uma luminosidade idêntica à de um LCD convencional gastando metade da energia.


Até ao momento, ecrãs com tecnologia WhiteMagic tinham-se ficado pelas resoluções HD720 e inferiores (sendo usado nalguns Sony Xperia, por exemplo). Mas com este novo painel, em breve deverá chegar aos topos de gama da marca nipónica... e certamente outros fabricantes que estarão interessados em reduzir o consumo de energia do ecrã para metade.

É melhor que não se demorem muito, pois inevitavelmente os OLEDs conseguirão atingir densidades de subpixeis que lhes permitirão ter igualmente subpixeis brancos, e assim anular por completo as vantagens deste sistema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)