2013/10/01

Microsoft explica Smart Files do SkyDrive no Windows 8.1


Uma das novidades do Windows 8.1 é a sua maior integração com o SkyDrive e o novo sistema de Smart Files que torna mais transparente a utilização e sincronização de ficheiros locais e remotos sem que tenham que se preocupar com transferências de gigabytes de dados de ficheiros que não precisam.

Quer isto dizer que não precisam ficar preocupados com o vosso arquivo de fotos que ocupa 5GB caso queiram usar o vosso SkyDrive numa máquina onde não esperam vir a necessitar dele - mas continuando a ter acesso a elas caso necessitem. Em vez de optar pela sincronização selectiva como outros serviços fazem, estes Smart Files criam a estrutura de pastas e ficheiros tal como ela existe no SkyDrive. No entanto, em vez de descarregar os gigabytes de fotos, descarrega apenas os "icons" (a MS diz que uma pasta com 5.6GB de fotos passa a ocupar apenas 185MB).

Assim continua a ser possível procurar a foto que desejam e aceder à versão completa (que será descarregada completamente) - sendo também possível pedirem para que todos estes conteúdos sejam transferidos e mantidos inteiramente no equipamento em questão, para acesso ilimitado mesmo quando não se tem acesso à internet.

Para mim, deveria ser este o comportamento padrão para todos os serviços de "cloud storage", que poderia ir até mais longe e ter um qualquer sistema dinâmico, e fazer - por exemplo - que conteúdos que não sejam acedidos há X tempo passassem a ser as versões "reduzidas" para não ocupar espaço. (O mais caricato é que já tinha sugerido isto há alguns anos... à Apple, como forma de poupar espaço com as apps que acedemos com pouca frequência. Não quiseram aproveitar, ainda bem que a MS agora o faz de forma aproximada com o estes smart files no SkyDrive. Vamos lá ver se o DropBox arranja resposta à altura.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)