2013/10/09

Nokia abandona Symbian e Meego dois anos antes do esperado


Depois de ter dito que iria manter o suporte das plataformas Symbian e Meego pelo menos até ao final de 2016, a Nokia vem agora dar o dito por não dito e revelar que afinal irá fechar a porta estas plataformas já a partir de 1 de Janeiro de 2014.



A partir dessa data, os developers não poderão enviar novas apps, nem actualizações às que já existem na Nokia Store. É um daqueles casos de "conversa duvidosa", uma vez que tecnicamente a Nokia diz que está a manter o que tinha sido dito pelo seu CEO, e que efectivamente irá continuar a suportar estar plataformas com actualizações de segurança/manutenção... mas não havendo possibilidade de serem criadas novas apps - ou sequer actualizações para corrigir problemas nas que já existem - é um sinal bem claro que a Nokia quer que os utilizadores abandonem rapidamente estas plataformas.

A Nokia diz que de agora em diante irá centrar a sua atenção nas plataformas Windows e ASHA. Mas interrogo-me sobre os efeitos que esta atitude irá ter sobre os clientes que até ao momento se mantinham resistentemente fieis ao Symbian. Será que estarão dispostos a continuar a confiar numa marca que pretende acelerar ainda mais a morte de uma plataforma que daqui por dois anos estaria "naturalmente" morta, sem que fosse necessário causar grandes reboliços?

Certamente que a esperança é que mais alguns milhões de clientes se mantenham fiéis e transitem para os Lumia Windows Phones, ou para os ASHA no segmento mais económico. A minha dúvida é se esta táctica não acabará por empurrar muitos desses clientes para Android e iOS em jeito de "retaliação"...

3 comentários:

  1. Sim é verdade... mas talvez fosse inevitável antecipar uma vez que o Symbian já morreu há muito e considerando a vida "útil de utilização" de um telemóvel/smartphone não fizesse sentido até 2016.

    No meu caso vai deixar saudades ter que repousar o Nokia N8 com 3 aninhos de muito bom uso, quando nem sequer recebeu a actualização devida para o Belle Refresh por conta da Vodafone e deste ser um aparelho com "chave" de rede... :(

    O Symbian vai deixar saudade pelo sistema que era, rodando lindamente até em equipamentos de baixa gama... e entre os bugs/travamentos que lhe eram apontados quase não os senti(só muito raramente) utilizando o Symbian Anna/Belle no N8.

    Pessoalmente acho que o Symbian tinha bastantes atributos que deviam ser copiados ou reaproveitados pelas restantes plataformas, incluindo o Windows Phone/Nokia que peca ainda em coisas básicas e óbvias que o Symbian já integra desde há muito...

    De notar que os N9(MeeGo) também ficará sem suporte nessa data.

    Já agora, fica abaixo o link de um video relatando muitas verdades acerca do Symbian, embora possa parecer exagerado e um pouco tendencioso... ;)

    http://www.youtube.com/watch?v=hCf3r_7W4pw

    ResponderEliminar
  2. O Symbian era horrível de se programar. Não deixa saudades nenhumas nos developpers.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era mesmo um pesadelo, long death to NewLC()

      Eliminar