2013/10/07

O seleccionador obtuso do iOS7


O novo iOS7 da Apple tem muito que se lhe diga. Há muitas coisas a criticar (a começar pelos icons feitos por designers na pré-primária), há muitos aspectos bem conseguidos e que são uma clara evolução. No geral, a mudança é para melhor... mas depois temos aspectos básicos que nos fazem pensar: mas em que é que estes developers estavam a pensar? Como é o caso do selector UIPicker, utilizado - por exemplo - para seleccionar datas.



Os interfaces nos sistemas operativos são compostos por vários elementos standards desenhados para vários tipos de funções: temos os menus drop down, temos botões, temos listas de selecção, etc. etc. Nos sistemas mobile acontece o mesmo, sendo que têm que ser pensados para uma utilização touch.

No iOS, as listas dropdown eram convertidas num elemento UIPicker, que nos apresentava elementos rotativos que podíamos rodar para seleccionar os valores pretendidos - permitindo também que se tocasse no valor desejado para que este automaticamente ficasse centrado e seleccionado. Com o iOS7, isso mudou. Agora em vez das velhas "rodas" de selecção temos elementos verdadeiramente em 3D. O problema é que se tentarem tocar num elemento, arriscam-se a que não faça nada... mas depende.



Num elemento de selecção de data, se estiverem no minuto 46 e tocarem no minuto 44... não terá qualquer efeito, obrigando que o arrastem manualmente para o centro. Mas, se o fizerem logo ao lado, para o elemento mês ou dia, já funciona!

De modo igualmente absurdo, para seleccionarem entre o modo AM/PM, têm novamente que arrastar o elemento, mas obrigando a que acertem precisamente nele. Não podem apontar mais para baixo ou mais para cima.


Não será a experiência mais consistente... e quando se olha para a implementação interna destes controlos, percebemos também que o iOS7 não parece ter sido desenvolvido com a eficiência em mente.



Comparativamente ao UIPicker anterior, o novo objecto dá uso a muitos mais elementos, com inúmeros efeitos aplicados, e que... imagino eu, poderiam ter sido minimizados (penso que até em HTML5 se conseguiria criar o mesmo efeito de forma mais simples!:)

Resta-nos esperar que a Apple, a seu tempo, lá decida que vale a pena revisitar este elemento e corrigir estas incongruências - uma vez que será utilizado por milhões de apps que servirão para espalhar estas frustrações a muitos mais milhões de utilizadores. A não ser que a Apple ache que está correcto que ao se tocar num elemento de um lado tenha um efeito... e no outro logo ao lado, tenha efeito diferente.

9 comentários:

  1. Viva

    É mais um caso em que o estagiário fez borrada e o supervisor não fez o seu trabalho. :)

    Carlos, podes confirmar se os comentários inseridos através do iOS7 continuam a crashar? Thanks

    (Já agora, esperava ver por aqui, nos comentários, os que te apelidam de FanBoy... ;) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continua aquele bug obtuso de por vezes "freezar" a input box. O unico caso constante que consigo replicar é cso o ios faça uma sugestao de correcao que nós cancelemos; ou apos um copy-paste.

      Eliminar
  2. De vez em quando dá-te um ataque de "chinesice".
    Lá fui rapar de um 3Gs para perceber do que estavas a falar.
    Resumidamente, com a roda ou no sistema actual, nos minutos aparecem cinco números, quando centrado no 46, aparecem também o 44, 45, 47 e 49.
    Dantes tocando nestes números eles centravam, substituíam o 46, agora é preciso rodar para baixo ou para cima, um ou dois clics.
    Queres crer que nunca percebi isso, e sempre rodei, como agora se roda ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora só rodando mesmo, mas nalguns elementos roda tocando nos que se deseja, noutros não, e para rodar não podes pegar e arrastar na "roda" mas só mesmo nos elementos existentes (como ilustrado no AM/PM na imagem). É totalmente obtuso face ao que já existia e estava bem feito (bastaria apenas mudar o visual e deixarem o comportamento como dantes - agora não tem qualquer lógica, a começar pelo facto de nuns elementos poderes fazer "tap" nos outros não fazer efeito).

      Eliminar
  3. É uma incongruência, mas também é um preciosismo. Seja como a click-wheel sempre foi pouco prática. É como o cover-flow no iPod, visualmente bonita mas pouco prática. É daquelas coisas que, por mim, poderia simplesmente desaparecer e dar lugar ao método mais convencional de seleccionar a data no calendário normal e escrever a hora.

    ResponderEliminar
  4. Mais um exemplo que demonstra que este sistema foi lançado "à pressa". Nem parece coisa da Apple... como me recuso a servir de Beta Tester, vou esperar mais algum tempo (2-3 meses provavelmente) até decidir atualizar o meu iPhone 4 para o iOS 7.

    ResponderEliminar
  5. Supostamente não me acontece isso com a versão 7.0.2

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso confirmar que acontece (7.0.2) em diferentes iPhones.
      Ora vai ao calendário, cria uma nova tarefa e clica para mudar a data. No "picker" em português tens dia, hora, minuto.
      Se tocares numa hora ou minuto acima/abaixo para a seleccionar, não selecciona (só rodando). Se tocares no dia acima/abaixo, já selecciona como seria suposto).

      Eliminar