2013/10/23

Programador teve computador confiscado por dizer no seu site que era um "hacker"


Caso ainda não estivesse claro que tudo aquilo que dizem publicamente na internet poderá ser usado contra vocês, temos mais um caso nos EUA de um programador que viu o seu computador confiscado pelas autoridades (perante a acusação de que terá roubado código de um projecto em que trabalhou), mas onde a decisão do tribunal se baseou no facto de ele dizer no seu site que "gostava de hacking".

Ora, nem está aqui em causa se ele será culpado ou não, o que me preocupa é que se esteja a chegar a um ponto onde se subverte o sentido das próprias palavras. Um hacker é alguém que gosta de "mexericar" nas coisas e ver como elas funcionam, modificando-as, experimentando, etc. etc. Não deverá ser algo conotado implicitamente com ilegalidades e infracções como se tenta fazer passar. Se dizer que se gosta de hacking vai dar carta branca aos tribunais para se ser logo tratado como terrorista... penso que é motivo para grande preocupação (muita mais do que a redefinição de tráfego "ilimitado" como nos é vendido pelos nossos operadores).

O que virá a seguir: alguém que coloque na sua descrição no Twitter que "vivo a vida a dar gás!" terá direito a ficar com a carta suspensa por ser uma admissão de que infringe os limites de velocidade? Ou um "rio-me dos que nos governam" no perfil do Facebook dará direito a multa por desrespeito?

Pelo andar das coisas... aquilo que poderá parecer demasiado ridículo para ser verdade poderá mesmo vir a tornar-se na realidade que (alguns) estão a querer construir. Por via das dúvidas, da próxima vez que estiverem a actualizar o vosso perfil ou a criar uma página pública na web, será melhor assumirem que os tribunais não têm qualquer sentido de humor, nem tão pouco são capazes de distinguir entre o prazer de desmontar as coisas para saber como funcionam, e alguém que tenha como objectivo colocar em risco a sempre suprema "segurança nacional".

5 comentários:

  1. Pois a Internet é algo iminentemente público e quando estamos atrás de um pc pode parecer o contrário e muita gente se esquece disso na hora de postar algo. E para além de publico as nossas declarações e acções ficam gravadas indefinidamente. Nos tempos que correm a Internet é pior que sair a rua com um microfone a gritar disparates, na rua ninguém liga, na Internet é outra coisa. É preciso ter extremo cuidado. Isto é um bigbrother mundial. E vai ser tornar cada vez pior.

    ResponderEliminar
  2. Eu cá acho que essa coisa de "dizer no seu site que gostava de hacking" não tem nada a ver com o "substracto" da ocorrência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "The tipping point for the Court comes from evidence that the defendants – in their own words – are hackers."

      Eliminar
    2. "In simple terms, the suit alleges that Corey stole the code and violated agreements with INL. I have no idea if he stole the code or what he signed while at INL. He probably had the code, but again the idea is hardly novel. He could have started over with a next generation product on his own. A look at the code would provide the answer, and the answer may be somewhere in the middle as it so often is."

      Se roubou o código, qual o sítio mais provável onde estaria ? No computador, obviamente. Face a isso o juiz (inteligente, n'é verdade) diria: "Por respeito pelos seus direitos, tome lá o seu computador, antes de vermos se está lá o código alegadamente roubado". Em vez disso, o juiz do caso (estúpido, n'é verdade) disse: "N'á. Não lhe devolvemos computador nenhum. Você apagava tudo o que lá houvesse - porque sabe do assunto - e quando fossemos por ela, qual código nem meio código, já lá não havia nada".

      Mas pronto, mais burros que os programadores do iOS, só mesmo os juízes :)

      Eliminar
  3. Hoje em dia qualquer "doente mental" diz o que lhe dá na gana atrás de um monitor, acho muito bem que isso acaba e que os "bullings" comecem a ser castigados.

    Se derem uma saltada aos sites noticiosos, leiam os comentários dos "pseudo" intelectuais/comentadores, até desejar a morte aos policias se escreve, (dispenso as piadas e conversa de povinho)...!

    Isto para alem de que as pessoas no geral são crianças quando se trata de internet e o recebem de informação através dela, acreditam em tudo, não sabem filtrar o que interesse, anilar e interpretar.

    Já a comunicação social não se digna a escrever correctamente, de forma clara, honesta e com conhecimento de causa, é que meter um jornalista a escrever sobre temas de matemática sem saber que 2+2=4 é obra, ou seja o resultado da noticia não será o melhor.

    Para arrematar não me parece que alguém seja preso por dizer que é hacker, mesmo nos EUA, ou seja será mais uma noticia, "não noticia" a transbordar de sensacionalismo. ;-)

    ResponderEliminar