2013/10/16

Rapaz perdido regressa a casa 26 anos depois graças ao Google Maps


Embora o mundo pareça ser mais pequeno que nunca, para o jovem Saroo Munshi Khan foi suficientemente grande para se perder da sua família num fatídico dia em 1986, quando adormeceu num comboio e foi parar a milhares de quilómetros de distância, sozinho e com apenas 5 anos.

Saroo estava com o seu irmão Guddu de 14 anos, mas quando ele se afastou Saroo adormeceu numa carruagem que estava parada. Quando acordou... estava em Calcutá, a 1500km de distância do seu ponto de origem. Depois de algumas semanas foi levado para um orfanato, e acabou por ser adoptado por uma família australiana que o levou consigo. Aos 6 anos, Saroo estava com uma nova família, noutro continente - mas a sua família perdida nunca ficou esquecida.

Em 2011 Saroo voltou à carga, usando o Google Earth e as memórias que ainda tinha da sua infância para tentar recriar o caminho inverso ao que tinha feito. Estimando a distância que tinha percorrido no comboio, Saroo passou horas a pesquisar as imagens aéreas do mapa, até finalmente reconhecer algo familiar. As memórias começaram a tornar-se mais nítidas à medida que ia reconhecendo cada vez mais elementos, até que finalmente descobriu uma rua e o telhado pelo qual tanto tinha procurado.

No ano seguinte Saroo regressou à Índia e finalmente conseguiu reencontrar-se com a sua família perdida, 26 anos depois da sua vida ter sido inesperadamente alterada por um simples comboio.



... Agora imaginem que coisas como o Google Maps eram proibidas devido ao seu potencial para serem usados para terrorismo/ataques/etc. etc. Será que se deve deixar de ter ferramentas que beneficiam toda a humanidade com a desculpa de que um número reduzido de elementos as poderá usar indevidamente? Será que vale a pena importunar todos os cidadãos ordeiros (como nas viagens de avião onde nem se pode levar uma garrafa de água, e onde até já temos casos de mulheres que fizeram mastectomias a quem é pedido que retirem os implantes mamários) com a desculpa do "terrorismo"? A mim parece-me que o verdadeiro terrorismo é este que está a ser feito contra os cidadãos...

5 comentários:

  1. Carlos, e real essa afirmação que obrigam senhoras com mastectomia a retirar os implantes antes de entrar nos aviões? Isso é desumano.

    Esta história é incrivel.... de tantas coisas que se diz que as tecnologias nos tiraram é muito bom de vez em quando ouvir relatos destes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade (e não é o único caso)
      http://tsanewsblog.com/10991/news/tsa-agent-pulls-womans-breast-prosthesis-out-of-her-bra/

      Eliminar
    2. O link não fala de implantes, que só podem ser removidos com cirurgia. Fala em próteses.

      Eliminar
  2. Que história fantástica!

    ResponderEliminar