2013/10/08

Vídeo Publicitário do Galaxy Gear copiou o do iPhone?


Se há área onde certamente não se espera qualquer "dó ou piedade" entre rivais, será certamente no marketing e publicidade. E a Samsung e o seu Galaxy Gear voltam a dar que falar devido a um vídeo publicitário que, propositadamente ou acidentalmente... parece ter ido buscar a inspiração ao primeiro vídeo publicitário do iPhone da Apple.



Quando o iPhone surgiu, o primeiro vídeo publicitário tentou vender a imagem de como este smartphone representava uma nova era, mostrando diferentes telefones ao longo das décadas, até culminar com o iPhone. No vídeo publicitário do Galaxy Gear temos uma progressão bastante idêntica, passando por inúmeros "gadgets" que ao longo do tempo nos fizeram sonhar com os smartwatches, e igualmente culminando com a chegada do Galaxy Gear da Samsung.

Se terá sido coincidência ou não... isso terá que ser cada um a decidir. Por mim, a publicidade ao Gear está bem feita (tenha sido inspirada de onde quer que seja). A parte mais crítica é saber se o produto real está à altura do que é publicitado e será realmente percursor de uma nova era. Pelas reacções que se têm lido ao Gear... parece que há ainda muito por fazer. (Mas de igual forma, não se esqueçam que o iPhone quando saiu, nem sequer permitia instalar e correr apps de terceiros! Portanto... se o iPhone necessitou de um ano para "ir ao sítio", no mínimo há que dar também um ano de tolerância para que a Samsung faça algo idêntico.)

... A única diferença é que na altura a Apple apanhou o mercado completamente desprevenido e ficou com um ano (ou mais) de descanso sobre os rivais; e agora nos smartwatches temos muitas mais empresas já em avançado estado de desenvolvimento prestes a trazerem para o mercado os seus próprios produtos. Nesse aspecto, a opção da Samsung de ter fechado o Gear fazendo com que funcione apenas com três ou quatro dos seus smartphones e tablets mais recentes, poderá vir a limitar imensamente a possibilidade de competir com modelos mais "abrangentes".



4 comentários:

  1. Ele há cada coincidência... De qualquer modo há uma diferença fundamental: no anúncio da Apple todos os telefones apresentados eram menos avançados que o Iphone. No anúncio da Samsung é precisametne o contrário. Todos os dispositivos de pulso são (em ficção, claro) mais capazes que o Galaxy Gear.

    ResponderEliminar
  2. Que a Samsung anda sempre a cheirar o rabo da apple já se sabe.
    O que mais gosto nisto tudo é que a Samsung fez um dos melhores anúncios deles até agora, mas para um dos seus piores produtos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já se sabe que a Samsung e fantástica no que toca a pub por isso mesmo e que o topo de gama mais vendido no que toca a Android e feito de plástico rasca. Eles sabem que o produto não e grande coisa por isso tem de o publicitar brutalmente pra que ele venda e acima de tudo dê lucro.

      Eliminar
  3. hahaha (não ao artigo. you get it..)

    ResponderEliminar