2013/10/17

Windows 8.1 já disponível


Depois de todas as versões de desenvolvimento, eis que chega finalmente a altura do Windows 8.1 passar a "oficial". Esta nova versão do Windows foi apresentada hoje de manhã, e traz inúmeras correcções e melhoramentos relativamente à versão anterior. Foram ainda apresentados em Portugal os novos Surface 2, que chegarão às lojas nacionais no próximo dia 22, mas isso é algo que o Luis Costa nos contará mais tarde - por agora, centremo-nos neste novo Windows 8.1.



Este novo Windows 8.1 não traz grandes diferenças visíveis para quem já estiver habituado ao Windows 8, mas há diferenças subtis que ajudarão os novos utilizadores a ambientarem-se ao novo interface. O Windows passa a dar dicas sobre como tirar partido das funcionalidades que de outro forma estariam "escondidas". As Live Tiles passam a estar disponíveis em diferentes tamanhos (um truque aprendido com o Windows Phone), com as Tiles do Weather e Calendário a poderem apresentar mais informação logo no ecrã inicial (e até as apps desktop tradicionais podem agora ter tiles com aspecto Windows 8 em vez dos icons "à moda antiga").

No entanto este interface continua a ser mais apropriado para utilização em dispositivos com touchscreen do que com rato e teclado (e nem o facto de agora o ambiente desktop clássico ter um "home button" que nos atira para o outro lado serve de resposta aos que pretendem utilizar o Windows 8.1 como se fosse um Windows 7. Para isso continuarão a ter que utilizar um Start Menu alternativo.

A nível de personalização, a possibilidade de definir a mesma imagem de fundo para ambos os ambientes de trabalho ajuda imensamente a tornar menos "chocante" a transição entre ambos os modos (é um detalhe visual que poderá parecer irrelevante, mas que poderá fazer milagres pela aceitação do Windows 8!)


A nível do multitasking, agora é possível afixar até quatro apps lado a lado no ecrã - incluindo suporte para sistemas multi-monitor e até monitores wireless via Miracast.

Também há melhoramentos feitos a nível da pesquisa com maior integração com o Bing (apresentando resultados agregados locais e da internet); o SkyDrive com os smart files (excelente mais valia para poupar espaço!); IE11 melhorado (com WebGL activado de origem - finalmente); apps melhoradas (email, Skype toma o lugar do Messenger, etc.)

Um ano depois do lançamento do Windows 8, esta versão vem resolver alguns dos problemas apontados pelos utilizadores, e apresenta alterações que poderão auxiliar a transição daqueles que até ao momento se têm mantido fiéis ao Windows 7 e não estavam dispostos a dar uma oportunidade ao interface "demasiado diferente" do novo Windows. Ainda haverá muito por fazer, e a Microsoft tem também que ter em conta que o mercado dos PCs tem estado em declínio e que não vai ser fácil manter o Windows como plataforma de referência durante os próximos anos ao contrário do que aconteceu nas últimas décadas. Mas... cá estaremos para ver como as coisas vão evoluindo e as empresas se vão adaptando a estas mudanças cada vez mais rápidas e frequentes.

8 comentários:

  1. Mesmo depois destas novidades todas eu continuo a não aceitar a ausência do iniciar clássico.
    Como gestor de rede, o W8 ou W8.1 não será implementado nem onde trabalho nem nos meus computadores enquanto existir suporte ao W7. Ponto final.
    Chamem-lhe teimosia ou o que quiserem, mas certamente não sou o único.

    A minha opinião é que caso seja necessário uma mudança, que esta seja feita para software livre... já é possível fazer praticamente tudo em linux... Até jogar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu partilho da tua opinião. E com o apoio da Valve, o desenvolvimento de Linux como uma alternativa viável a Windows para o consumidor final melhorou imenso.

      Vou aguardar mais dois anos para ver se a Microsoft aprende com os erros no próximo Windows. Senão salto para uma alternativa.

      Eliminar
    2. Espero bem que se arrependam... Pelo menos da minha parte são pelo menos 150 licenças que deixam de vender.

      Eliminar
  2. Estava a espera que fosse lancado para instalar no portatil da empresa, mas nao da para atualizar pela store a versao Enterprise

    ResponderEliminar
  3. Por aqui já está instalado.

    Incrivelmente, sem problemas. :)

    ResponderEliminar
  4. Ontem lá instalei a actualização que ocorreu sem problemas, no entanto, talvez por eu já usar o Classic Shell, não encontrei o "regressado start menu"... o que também não interessa muito já que o utilitário que se manteve continuará a servir na perfeição, nem que fosse apenas por cortesia!... :)

    O único se não foi o facto de aparecer no canto inferior direito do ambiente de trabalho uma mensagem fixa em branco dizendo que "o SecureBoot não está configurado correctamente", Build 9600, que de resto já tentei desactivar através da Bios, consoante explicam em informação escassa sobre o tema, mas que infelizmente não funcionou.... :(

    Vou aguardar até que surjam mais dicas na net, de resto há bastantes coisas positivas neste "novo" windows 8.1| :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1/2/14 23:51

    Comprei um PC Samsung com o 8. Não gostei nem um pouco daquela treta. Então criei uma partição e coloquei lá o 7, que comprei numa conhecida loja de Setubal. Um mimo! Agora trabalho com o sistema Windows que quero. No entanto gosto muito mais do 7 que do 8. O 8 é, a meu ver, uma versão do reles Vista. A Microsoft, mais uma vez, deu barraca. Não aprende.

    ResponderEliminar