2013/11/14

Android responsável por 82% das vendas no último trimestre


Lembram-se daqueles tempos em que o Android era uma tímida plataforma que corria apenas num único smartphone e que muitos ridicularizavam como nunca podendo a vir tornar-se numa ameaça ao iOS? Poderá parecer que foi há uma eternidade atrás, mas na verdade foram apenas necessários poucos anos para que muitos se esquecessem desses tempos. O Android está a dominar o mundo mobile, e isso não pode ser melhor exemplificado do que olhando para os números das vendas de smartphones a nível mundial no último trimestre.



Se no terceiro trimestre de 2012 o Android era já responsável por 72.6% das vendas de smartphones (face a 14.3% de iOS), neste ano esses valores passam a ser de 81.9% para o Android e 12.1% para o iOS. Quer isto dizer que em cada cinco smartphones vendidos, quatro deles são Androids.


Quanto às restantes plataforma, o panorama não apresenta grandes surpresas, Bada, Symbia e "outros" são reduzidos a fracções insignificantes de 0.3 e 0.2%, e com o maior "trambolhão" a pertencer à BlackBerry, que passou de 5.2% para apenas 1.8%.

Em melhor posição está a Microsoft, cujos Windows Phone foram - a par dos Android - os únicos a crescer, e bem. Os Windows Phone passaram de 2.3 para 3.6%, o que proporcionalmente falando representa um crescimento de 56%. Um valor que certamente será bastante animador mas que também será interessante analisar ao longo do próximo ano, uma vez que os restantes parceiros parecem cada vez menos empenhados em lançar equipamentos Windows e poderá dar-se o caso de ficarmos apenas com a Nokia e MS a "segurar" a plataforma.

Em jeito de desafio... quantos anos demorará até que uma qualquer nova plataforma consiga destronar o Android da liderança... (embora tal pareça impossivel actualmente, tal como noutros tempos parecia impossível que quer a Apple ou o Google se pudessem intrometer neste mercado dos "telemóveis")?

2 comentários:

  1. Pode demorar um ano.
    Básicamente, se a Samsung lançar o Tizen e este se revelar um sucesso e deixar de apostar em força no Android.
    A Samsung tem escala de produção e soluções de software para tornar o Tizen uma verdadeira ameaça ao Android.
    Tirando o Tizen não vejo mais nenhuma ameaça no horizonte.

    ResponderEliminar
  2. Ubuntu phone!!!!

    é mais um desejo que uma previsão :(

    ResponderEliminar