2013/11/19

Google explica simplificação da barra de estado no Android 4.4 KitKat


O Android 4.4 vem recheado de coisas boas (não vamos falar que milhões de utilizadores com Nexus 4 e 7 continuam a aguardar pela actualização, devido ao sistema de lançamento faseado que faz com uma pessoa possa receber a actualização no momento em que o Google a anuncia, e outra possa ter que aguardar semanas até que chegue a sua vez). Mas como sempre, qualquer que seja a alteração há sempre aqueles que são a favor... e os que são contra. No Android KitKat, a barra de estados passou a exibir icons monocromáticos e mais simples; algo que não tem agradado a todos.



Os icons brancos trazem maior uniformidade ao sistema face ao sistema colorido anterior, mas há utilizadores que sentem falta das informações extra que os icons anteriores permitiam ver a qualquer momento: dantes era fácil ver se uma ligação WiFi tinha ligação ou não, se estávamos com uma ligação GPRS/3G/4G e a enviar ou receber ou dados, etc. Agora, isso são coisas que obrigam uma visita à página dos settings... mas o Google explicou o porquê destas alterações.

A opção pelo branco visa simplificar as opções estéticas dos criadores de apps, embora seja necessário algum cuidado para garantir que não irão existir conflitos com elementos e cores do background que tornem mais difícil a sua leitura.

Quanto à ausência dos indicadores de dados em upload/download, essa opção foi principalmente devido a uma questão de desempenho e eficiência. Da forma que a coisa está implementada, mudar uma imagem na barra de estados obriga a que seja recalculado e redesenhado todo o layout da barra - sendo algo que pode chegar a acontecer várias vezes por segundo, gastando CPU e GPU (e bateria) que de outra forma poderiam estar a ser utilizados por algo que lhes desse melhor uso. Por isso, foi também relegada para os quicksettings, para que os utilizadores mais avançados possam continuar a ver essa informação quando quiserem... mas sem que esteja continuamente a gastar recursos desnecessariamente.

E curiosamente... tal como no outro dia falamos de que as modificações dos operadores e fabricantes estragavam muito do trabalho que o Google tem feito no Android a nível da segurança... Não deixa de ser caricato que depois de ouvirmos esta explicação do Google sobre poupar recursos na barra de estados, se veja que a Sprint (uma operadora de telecomunicações) tenha decidido que a melhor forma de dar a conhecer a sua cobertura 4G é utilizando um indicador que está continuamente a rodar na barra de estado!



11 comentários:

  1. Eu nunca gostei das cores d barra superior, já desde o GB... Por isso agrada-me! No entanto ainda nada de 4.4 no Nexus 4... Ainda não sei se avanço manualmente ou não!

    ResponderEliminar
  2. mais 2 anos e os smartphones estao todos iguais ao Metro/Windows Phone :D :D

    ResponderEliminar
  3. O meu Nexus 7 também ainda não recebeu o update. Já estive para o fazer manualmente, mas não me está a apetecer fazer o wipe. Vou aguardar mais uns dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não tens que fazer wipe.. fazes o download da imagens, abres o zip, e andes de executar o script, editar e tiras o "-W" (acho que é o -w.... Google-it. Serio, verifica pq já não sei qual é o parametro)

      Eliminar
  4. Alguém em Portugal com o Nexus 7 3G 2012 já terá recebido a atualização OTA?

    ResponderEliminar
  5. mudar de cor pra indicar conectado, é muito importante, indicar que dados
    estão up e down também é, tirar essas informações foi um erro pra mim muito grave

    ResponderEliminar
  6. tirar essas informações da barra de status que indicava que tava conectado e up e down
    pra mim foi um erro muito grave.

    ResponderEliminar
  7. Fiz alteração, no início fui bastante resistente, critiquei, queria até voltar pra versão que usava, como não foi possível, fiz algumas pesquisas e aceitei que a mudança, foi pra melhor em todos os sentidos, até as cores na barra superior do painel.

    ResponderEliminar
  8. Tenho a versão 4.4.2, e ao lado do indicador da bateria (com a respetiva percentagem lá dentro) está um sinal " + " e alguém me sabe dizer o que significa?

    ResponderEliminar