2013/11/11

Keyfleas - Pulgas Luminosas no Teclado


Continuo a aguardar pelo dia em que os projectores se irão tornar tão económicos, que permitirão projectar interfaces e informação em qualquer local, quer seja uma parede ou uma mesa. Este Keyfleas é um projecto bastante mais modesto que algo como um IllumiRoom, mas não deixa de ser curioso para nos mostrar como facilmente se pode adicionar interactividade digital a objectos do dia a dia.

Dando uso aos sempre versáteis Processing e o Box2D, este projecto cria um "enxame" de pequenos pontos luminoso que se agrupam em redor das teclas que pressionarem no teclado. Embora neste caso o efeito seja puramente artístico, não será difícil imaginar inúmeras aplicações onde o mesmo conceito pudesse ser utilizado para fins mais práticos. Por exemplo, que tal projectar informação sobre as funções de determinadas teclas, dinamicamente, em função do programa que se estivesse a utilizar? Ou então, que tal um sistema de controlo que a utilizando uma câmara analisasse a posição das mãos sobre o teclado e que caso detectasse alguma má postura que pudesse vir a causar problemas, projectasse a posição correcta de como as mãos deveriam estar?

Como sempre... ideias não faltam. Só falta é que os projectores fiquem acessíveis a preços tão baratos (e de preferência com capacidade para vídeo wireless, para simplificar a instalação em qualquer lado) que este tipo de projectos possa dar o salto das "experiências" para a utilização prática no dia a dia. Sugiro a um fabricante fazer um microprojector que seja detectado como ecrã extra (como se fosse um monitor USB, por exemplo - mas usando tecnologia wireless), e que chegue ao mercado a um preço abaixo dos 50€!

Prometo que iria ser um sucesso! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)