2013/11/16

Mars Express mostra-nos como seria passear por Marte


Estamos ainda muito longe de termos uma cobertura completa de Marte no Streetview  (embora já se possa espreitar algumas coisas no Google Mars) mas isso não nos impede de ir voando pela espectacular paisagem do planeta vermelho usando uma representação digital dos dados recolhidos pelas sondas que para lá temos enviado.



O vídeo que se segue foi feito em jeito de celebração dos 10 anos da Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA), que foi lançada a 2 de Junho de 2003, e que desde a sua chegada a Marte no início de 2004 tem recolhido imagens e dados sobre o planeta. Dados esses que, ao longo das mais de 12000 órbitas já completadas em torno de Marte, permitiram reconstruir um detalhado mapa topográfico pelo qual podemos viajar virtualmente e que permite aos cientistas descobrir mais informações sobre o processo de formação e evolução do planeta.

As imagens que se seguem foram captadas usando a HRSC (High Resolution Stereo Camera) a bordo da Mars Express, e que tem capacidade para mapear o planeta em 3D com uma resolução de 10 metros por pixel, com as zonas de maior interesse a poderem chegar aos 2 metros por pixel.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)