2013/11/01

MS e Apple vs Android- a grande guerra das patentes vai começar


Se pensavam que as "guerrinhas" de patentes entre a Apple e a Samsung eram a sério, esperem só para ver o grande imbróglio que está prestes a rebentar. As patentes da Nortel adquiridas pelo consórcio Rockstar - composto por empresas como a Microsoft, Apple, Sony, e outras - vão agora ser postas à prova numa guerra declarada contra o Google e o Android.

A Nortel detinha mais de 6000 patentes, contendo inovações nas tecnologias 4G e diversas outras áreas, sendo altamente apetecíveis para qualquer empresa com produtos no segmento mobile. O Google bem tentou comprá-las, mas quem ganhou o leilão foi o consórcio Rockstar, que pagou $4.5 mil milhões de dólares por elas.

Foi um evento que também terá influenciado o Google a gastar $12.5 mil milhões na compra da Motorola, que também detém patentes importantes na área das telecomunicações.

Agora... parece que o ambiente de "guerra fria" que pairou no ar durante estes últimos anos vai dar lugar a uma guerra bem visível, com a Rockstar a processar o Google e outras empresas que tem investido bastante na plataforma Android: Samsung, LG, Huawei, Asustek, HTC, ZTE e Pantech. (É curioso ver que a Sony também tem apostado nos Android, mas como faz parte do "grupo atacante", fica livre desta guerra.)

Uma das patentes em causa refere-se a uma coisa tão fantástica como "uma forma de mostrar anúncios a um utilizador que pesquisa por informação numa rede de dados"... (mas, já deixamos de tentar perceber o que faz a entidade responsável pelas patentes aceitar este tipo de coisa...) E o grupo usa também como argumento que o interesse do Google na aquisição destas patentes (tinha oferecido $4.4 mil milhões, que se revelaram insuficientes para as comprar) é prova de que o Google está consciente de que está a infringir este processo.

Mas o ataque não se fica por aqui, sendo que as outras patentes neste caso referem coisas como: ferramenta de navegação num ambiente gráfico; navegação entre documentos electrónicos; filtro para protocolo da internet; e até centro integrado de mensagens.

No laboratório da Rockstar, os seus funcionários entretêm-se a dissecar os equipamentos das diversas marcas para identificar os que usam tecnologia que esteja a infringir as patentes detidas... e como eles dizem: praticamente todos os fabricantes têm uma ou outra coisa que está a infringir uma qualquer patente da (ex) Nortel.

... Pode ser que com este mega-caso de patentes, que o Google encara como um ataque frontal à plataforma Android, se venha finalmente a pôr cobro a todo o tipo de utilização abusiva de patentes, mesmo quando se dá o caso de o "patent-troll" ser agora um mega-consórcio de algumas das maiores empresas a nível mundial. Steve Jobs poderá já não estar cá, mas a "guerra nuclear" que tinha prometido ao Google/Android parece que vai mesmo concretizar-se, e tendo como aliado a Microsoft e - mais estranhamente - a Sony.

8 comentários:

  1. A solução é a Google sair das Terras do tio Sam, sediar-se num país bonito, à beira mar plantado...por exemplo o nosso...e olhar para o EUA como um país secundário....tipo..."Se me deixarem vender lá tudo bem...senão azarito) [A google e os fabricantes de smartphones android]

    ResponderEliminar
  2. "$4.5 mil milhões de dólares" - e se não as usarem, gastaram $ para quê? As patentes tem duas vertentes: a tecnologia e a proteção da IP. De certeza que há casos que não interessa ou importa patentear (até pelo contrário) pois mais ninguém tem acesso à tecnologia...

    Eu também acho este sistema de Patentes uma palhaçada pegada mas, como tantas outras coisas (a "democracia" por exemplo), são um jogo que somos obrigados a jogar.

    ResponderEliminar
  3. Lembrei-me de algo interessante da altura em que as patentes da Nortel estavam a venda,

    http://www.reuters.com/article/2011/07/02/us-dealtalk-nortel-google-idUSTRE76104L20110702

    ResponderEliminar
  4. Granda banhada apanhou a Google com as patentes da Motorola. Esperava que lhe rendessem milhões e só têm rendido tostões.

    P.S. Se acontecer o mesmo às deste consórcio também não fico nada ralado :)

    ResponderEliminar
  5. A diferença das patentes deste consórcio para as que a Google adquiriu ao comprar a Motorola é que as da Google não entram em nenhuma disputa que provoque o valor que estas podem provocar caso esta batalha vá para a frente... o que é quase certo.
    Mas isto é tudo muito bonito para a google que está com a sua pele de cordeiro a fazer se de coitadinha mas quando é para pressionar a as fabricantes já toca diferente.
    A google se não respeitou que pague...

    ResponderEliminar
  6. Acho que não é assim. A Google comprou a Motorola por 12,5 mil milhões de dólares, por causa das patentes.

    Só à Microsoft queria cobrar 4.000 milhões de dólares pelo uso de patentes de vídeo e wireless. Os tribunais fixaram o valor a pagar pela Microsoft em 1,8 milhões e, por a Google não ter licenciado as patentes em termos FRAND a que estava obrigada, condenou-a a pagar uma indemnização à Microsoft de 14 milhões.

    Nesta guerra de patentes há muito dinheiro envolvido.
    http://www.dailytech.com/Home+Court+Hands+Microsoft+Another+Major+Win+Over+Android+OEM+Motorola/article33315.htm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. N.B: 4.000 milhões de dólares ... por ano.

      P.S. Qual é a particularidade das patentes da Nortel, compradas por 4,5 mil milhões de dólares, que as torna mais perigosas que as da Motorola, compradas por 12,5 mil milhões ?
      (A parte fabril da Motorola, que a Google foi vendendo aos bocados só deu prejuízo).

      Eliminar