2013/11/04

Netflix vai avançar para o Ultra HD já em 2014


Enquanto os formatos físicos tentam acordar num formato que permita levar conteúdos em Ultra HD 4K até aos consumidores, o Netflix mostra-nos as vantagens do streaming, planeando disponibilizar conteúdos em resolução Ultra HD já a partir de 2014.

Para demonstrar que é possível e para que os actuais clientes possam avaliar o que será possível ter, existem já vários vídeos de demonstração Ultra HD que podem ser vistos, e que apresentam cenas com vários tipos de movimento para por à prova a qualidade dos codecs utilizados. (O Ultra HD bem que irá beneficiar com a chegada do H.265, bem mais eficiente que o H.264 que actualmente é utilizado.)

Mas a principal questão será mesmo: e arranjar conteúdos em formato 4K original, numa altura em que muitos ainda se vão adaptando ao Full HD? Também aí o Netflix tem as coisas orientadas, já que estando a apostar e a expandir a produção de séries originais, poderá desde já começar a fazer as gravações em formato 4K (para além de negociar com os seus parceiros para distribuir os seus conteúdos em Ultra HD). Passamos décadas à espera da transição das cassetes de vídeo para os formatos digitais... agora, suspeito que o Full HD irá ter os dias contados bem mais rapidamente do que alguns poderiam imaginar.

Se já tinhámos motivos mais que suficientes para querer o Netflix em Portugal, agora passa a haver ainda mais um para adicionar à lista. Acho que está na altura de colocar um ecrã Ultra HD de 85" (ou maior) na lista de desejos para as prendas de Natal!

2 comentários:

  1. Bom mesmo era que se lançassem em portugal! O UltraHD pra mim é secundário... não tenho equipamento que tire proveito dele.

    ResponderEliminar
  2. Sim claro com TVs de 5000 EUR tem os dias contados... Ou será anos...

    ResponderEliminar