Google mostra-nos um aparelho mistério que poderá ser um Nexus 8; o thingCharger apresenta-nos um carregador modular de tomada que nos liberta dos cabos; o Google relembra-nos de uma senhora extraordinária que fazia contas de cabeça mais rápidas que um computador; cérebro artificial consegue ultrapassar o reCaptcha; vimos como editar o menu Windows+X e algumas novidades do Android 4.4; usar um Surface 2 para trabalhar a sério via remote desktop; desmistificamos a questão do OS X Mavericks espiar os utilizadores com a câmara; e vimos que a Alemanha não deixa "vender gato por lebre", que é como quem diz: nada de limitar velocidades de planos vendidos como tendo internet ilimitada!
E agora fiquem com as notícias do dia, com boas notícias para a Microsoft.
Windows Phones passam iOS em Itália
Parece que os italianos se renderam aos Windows Phone a avaliar pelas compras feitas no terceiro trimestre do ano. Segundo os dados da Kantar, os Windows Phone obtiveram 13.7% das vendas desse trimestre, contra 10.2 do iOS (e o Android a ficar "noutro campeonato, com 71.6%).
Mas as boas noticias para a Microsoft não se ficam por aqui, pois em muitos outros países Europeus a tendência tem sido positiva, e faz com que em média se venda um dispositivo com Windows Phone em cada dez smartphones vendidos. Segundo estes mesmos dados, o único país onde o Windows Phone teve uma tendência negativa face ao ano anterior foi a China - mercado onde apenas o Android subiu.
E falando de boas notícas para a Microsoft...
Nokia ultrapassa Motorola nos EUA
A Nokia nunca foi uma das marcas mais apreciadas pelos americanos, mas no terceiro trimestre do ano, conseguiu ultrapassar a Motorola e ficar na 4ª posição (com 4.1% vs 3.7% na quota de mercado de smartphones). Mas terá muito ainda pela frente caso queira atingir a terceira posição, ocupada pela LG com mais do dobro dessa percentagem (8.6%) e ainda mais caso queira intrometer-se nos dois lugares cimeiros, disputados entre a Samsung e Apple com 33.6 e 33.7% respectivamente.
Biodroid recria jogo "Decathlon" para a Activision
Estamos habituados a ver a Activision ser associada a jogos como "Call of Duty" (do qual o mais recente "CoD: Ghosts" vai ficar disponível já amanhã, 5 de Novembro), mas poderão gostar de saber que temos uma empresa portuguesa que foi responsável pelo renascimento de um clássico. A Biodroid desenvolveu o "Activision Decathlon" ao longo dos últimos 10 meses, em parceria com a Activision e a Marmelade, e o resultado final já pode ser encontrado no Google Play (estando previsto surgir também para iOS, Windows Phone, Blackberry e Tizen.)
Vodafone oferece castanhas assadas nas ruas de Lisboa e Porto
Estamos em época de castanhas assadas, e novamente a Vodafone vai aquecer as mãos e bocas dos portugueses, oferecendo castanhas das ruas de Lisboa e Porto. Em Lisboa, as castanhas podem ser provadas a partir de hoje e até ao dia 8 de Novembro em Alvalade, nas Amoreiras, na Praça Marquês de Pombal, no Chiado, no Campo Pequeno e na Praça Duque de Saldanha.
No Porto, as castanhas assadas serão oferecidas na Avenida da Boavista no dia 12 de Novembro (em frente ao Edifício Vodafone) e até 15 de Novembro em frente à Loja da Vodafone na Rotunda da Boavista, na Estação de Metro da Casa da Música, no Hospital de S. João, na Loja do Cidadão e na Rotunda da Circunvalação.
Eu até gosto de castanhas... mas preferia que a Vodafone nos oferecesse uns gigabytes de dados de tráfego mensal... :)
No Android 4.4 KitKat o Home screen é o Google Search
Com o mais recente Android 4.4 as novidades são muitas, mas uma delas irá passarcompletamente despercebida à maioria das pessoas, mesmo estando à frente dos seus olhos. Em vez de uma app dedicada ao home screen onde temos um widget com o Google Search, agora tudo o que vemos no ecrã está a cargo do Google Search.
Quais as vantagens desta integração? Não será fácil dizer... O Google poderia ter optado por apostar no sistema de widgets, dando maiores possibilidades de personalização; mas optou por seguir no sentido do Facebook Home - que também aplica o Facebook como "centro de tudo". De forma idêntica, o Google Search passa agora a não ser apenas o coração do sistema, como passa também a ser o rosto do Android logo desde o primeiro instante.
Curtas do Dia
- Espionagem da NSA poderá levar à criação de mini-Internets isoladas em cada país?
- iPad Air aguenta 24h como hotspot 4G
- Android 4.4 sofre de outro bug de Master Key
- Chrome vai bloquear downloads maliciosos
- IBM diz que Twitter infringe três patentes suas
- Google vai ensinar a usar o Glass via sessão de hangouts
- Como os computadores mudaram as estratégias de jogar xadrez
- Actualização de firmware melhora autonomia do Surface Pro 2
- iCloud keychain não é tão prático a gerir passwords como se esperaria
Resumo da Madrugada
- Netflix avança para o Ultra HD 4K
- Google recorda "computador humano"
- Toshiba cria impressora que apaga papel
- Pixelstick - lightpainting levado ao limite
- Smartphones sem margens com ecrãs OLED flexíveis
- Como editar o menu Windows+X
- Monitor MMD Philips de 144Hz
- Google revela por acidente o Nexus 8?
- Como usar um Surface 2 para trabalhar "a sério"
- Nova RAM nos Raspberry Pi pode causar problemas de boot
- Sony promove Ultra HD com erupção de 8 milhões de pétalas
- ThingCharger - carregador modular de tomada
- Revisitamos o Vector - um super carro que é um autêntico avião das estradas
- Cérebro artificial consegue ultrapassar o reCaptcha
- OS X Mavericks espia os utilizadores com a câmara?
- Novidades do Android 4.4 KitKat
- Light Goes On - um ano de lightpaiting em animação stop motion
- SafeFlame gera uma chama a partir de água
- UA participal no projecto SKA
- Eclipse solar híbrido "roçou" Portugal
As vendas de Windows Phones em Itália ultrapassaram as vendas de iOS no terceiro trimestre de 2013. Mas continua a haver mais iOS em Itália que Windows Phones, não é?
ResponderEliminarSim, este valor refere-se apenas às vendas no 3º trimestre.
EliminarPor acaso a Itália parece ter algumas particularidades. Já em no 3º trimestre de 2012 a quota de mercado do WP era de 10,8%, que não existia em mais parte nenhuma :)
Eliminar"iCloud Keychain não é tão prático a guardar passwords como se esperaria"
ResponderEliminarComparado com quê ? Com a 1Password. Conhço os dois e concordo inteiramente.
Não é porque o iCloud Keychain seja mau, antes pelo contrário, é uma excelente forma de guardar passwords - encriptadas como deve ser - disponíveis em qualquer dispositivo, mas é só isso.
Então o que distingue o 1Password (em resumo) ?
- preenche-se uma ficha da conta: nome, password, e URL da página de login (normalmente basta copiar do browser, mas às vezes não é tão directo)
- carregando no URL da ficha o 1Password tem um browser próprio, abre a página do login, preenche as credenciais e acede
Toda a gente já tentou usar apps para acededer à conta no banco. Sem o cartão das coordenadas não há maneira para fazer operações. Com o 1Password, passando as coordenadas para a Nota da ficha da conta (é pena mas não guarda fotografias, senão fotografava-se o cartão das coordenadas), como não se sai da app, entre o browser com que se acedeu à conta e a consulta da ficha onde estão as coordenadas, não é preciso cartão de coordenadas.