2013/11/01

Alemanha nao deixa limitar velocidade de Internet


Não será preciso relembrar-vos o quanto temos chamado a atenção para o absurdo que é em Portugal os operadores poderem manipular a linguagem como bem entenderem, e anunciarem planos "ilimitados" que na verdade têm limites. Talvez a entidade reguladora competente possa olhar para este exemplo que nos chega da Alemanha, e se inspire a fazer... algo.



Na Alemanha, a Deutsch Telekom pretendia começar a limitar as velocidades dos seus clientes com ligações fixas e planos "ilimitados". Assim que estes ultrapassassem um certo limite, as velocidades seriam reduzidas para 384 kbit/s! (Sim, estão a ler bem: kilobits!)

Como era de esperar, rapidamente se gerou uma onda de contestação, que levou a Deutsch Telekom a reconsiderar a sua posição, optando por aumentar a velocidade limitada para os 2Mbits. Só que isso não foi suficiente para apaziguar os clientes, alguns dos quais têm (e pagam) ligações de 200Mbits, e que assim ficariam limitados a 1% da velocidade contratada, para um plano que lhes foi vendido como sendo "ilmitado".

Um grupo de defesa dos consumidores levou o caso para os tribunais, e a decisão não se fez esperar: o Tribunal diz que a Deutsch Telekom não pode limitar a velocidade da internet.

A DT já disse que vai recorrer da sentença, mas espera-se que o Tribunal não vá alterar a sua decisão. Algo que poderá vir a fazer com que a DT tenha que reconsiderar a nomenclatura das suas ofertas, e passar a chamar as coisas pelos nomes - como muito temos insistido para que se fizesse por cá. Que sentido faz vender um acesso "ilimitado" à internet, que na prática se limita a 500GB mensais (e ainda por cima não estando isso indicado em lado nenhum - ficando escondido por trás da "política de utilização responsável")?

Se o limite são 500GB, então vendam um pacote que diga 500GB. Se querem vender ilimitados... então não arranjem desculpas esfarrapadas para tentar justificar limites!

9 comentários:

  1. Para quando uma posição de força de todos os cibernautas portugueses para colocar-mos estas empresas gulosas em su sitio ???

    ResponderEliminar
  2. Quando a Anacom deixar de ser gerida por pessoas que saem de Sonaes, Vodafones ou mesmo do Grupo PT, enquanto a Anacom, for gerida por pessoas com interesses no meio, isto não vai a lado nenhum, nem com tribunais, visto que as leis foram alteradas para ficar do lado certo da barricada. Eu tenho uma queixa apresentada na Anacom, vai para cinco anos em apreciação, já nem deve de existir... Isto é um pouco como as greves em Portugal, se no dia em que quiserem fazer uma greve em condições, falem comigo, junta-se privados, função publica e três dias com o país parado e vamos a ver se o Governo continua a fazer o que quer... É simples resolver o problema, só tem é de se parar com tudo, claro que serviços de urgencia têm de manter serviços, mas tudo o resto parado, três dias sem gerar fundos para o estado, havia de ser bonito, havia, e com a Anacom, o principio tem de ser o mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Que operadores nacionais estão a fazer esta prática "não-oficial" de impor limites aos pacotes ilimitados? A Meo? Zon? Clix? cabovisão? a Vodafone acho que não pq senão já tinha reparado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Vodafone faz.
      http://www.vodafone.pt/main/Particulares/BandaLargaMovel/tarifarios/blm_pospaga/
      basta olhar para os 2 planos mais baratos.

      Eliminar
    2. A ZON tem um limite de 500GB. Não sei como é nos outros.

      Eliminar
    3. Pedro, a vodafone no site que indicaste diz claramente a velocidade após o tráfego indicado. Não diz ilimitado...

      Eliminar
  4. Aqui no Brasil não é diferente de Portugal, a regulamentadora é a Anatel, mas a impressão que fica é que a Anatel existe para atender os interesses das Operadoras e não dos clientes.

    ResponderEliminar
  5. Somos um país de brandos costumes, aceitamos tudo sem protesto enquanto alguns vão enchendo os bolsos á nossa custa...

    ResponderEliminar
  6. Por aqui no Canadá é raro encontrar a palavra ilimitado na internet. As principais operadoras com pacotes fibra tem apenas 80 ou 100gb e débitos de 100mbps. É pouco para a velocidade e $80 por mes. Depois há largas dezenas de operadoras virtuais que usam duas principais backbones ball e Rogers com 300gb ou ilimitado em happy hours e valores absurdos após o limite. O panorama também não é bom. Uso uma operadora diacount na rede móvel que me faculta "ilimitado" até 10gb e depois 256kbps. A realidade é a mesma por estas bandas.

    ResponderEliminar