2013/11/02

OS X Mavericks espia os utilizadores usando a câmara?


Alguns utilizadores que fizeram o upgrade para o novo OS X Mavericks ficaram preocupados quando descobriram que ao se mexerem em frente ao computador o mesmo ia adiando a entrada no modo de suspensão. As suspeitas não demoraram a surgir: será que a Apple estava a usar a câmara iSight para "espiar" continuamente os utilizadores?



Na verdade... não, e outra coisa não seria de esperar - depois da polémica gerada pela intenção da Microsoft poder ter um Kinect sempre activo na nova Xbox One. Existe efectivamente um novo sistema que adia a entrada dos MacBooks em modo de suspensão se detectarem movimento à sua frente, mas o mesmo utiliza apenas o sensor de luminosidade e não a câmara iSight.

Isto é algo que qualquer utilizador poderá facilmente comprovar: basta tapar a câmara para verificarem que este sistema continua a funcionar, bastando haver variações na luminosidade (como se alguém se estivesse a movimentar entre o computador e uma fonte luminosa). Mas, é lógico imaginar que a maior parte dos utilizadores assumisse que a coisa estivesse a ser feita usando a câmara - o que nos leva à seguinte questão: será possível activar a câmara sem que o LED verde se iluminasse?

À partida, isso não deverá ser possível, com o LED a iluminar-se assim que o módulo da câmara recebe energia para ficar activo. Mas, isso acaba apenas por ser um mero pormenor... pois se houvesse um "software espião" no vosso MacBook, o mesmo poderia activar a câmara apenas momentaneamente, para captar fotos, tornando mais difícil a sua detecção - para não falar que poderia estar a analisar o ruído ambiente usando o microfone (que não tem qualquer tipo de indicador), para entrar em acção apenas quando estivesse silêncio; e claro, poderia igualmente estar a capturar imagens do vosso ecrã também sem qualquer indicação.

Portanto... motivos para preocupações há muitos; mas neste caso do OS X Mavericks detectar movimento para adiar a entrada no modo de suspensão, parece que não é causa para alarmes.

1 comentário: