2013/11/16

Panono - Bola Panorâmica a 360ª no Indiegogo



Hoje em dia já temos tecnologia suficiente para que qualquer pessoa possa captar imagens panorâmicas a 360º usando os seus smartphones. Mas todos aqueles que já tentaram usar o modo phtosphere ou uma app equivalente saberão que é um processo bastante demorado, que obriga a que se aponte a câmara para os pontos indicados de forma a conseguir uma cobertura total... e que nem sempre depois fica bem "colada".

Este Panono pretende resolver isso, ao utilizar 36 câmaras de 2MP numa pequena esfera para captar instantaneamente uma imagem panorâmica a 360º quando a atiramos ao ar (ela detecta automaticamente quando chega ao ponto de altura máxima). Com a imagem resultante a ser transferida via Bluetooth ou Wifi, e a poder ser visualizada interactivamente, como se segue:




O projecto está a recorrer ao Indiegogo para se tornar realidade graças ao crowdfunding, e tem uma meta ambiciosa de $900 mil dólares (e tendo conseguido até agora $227 mil, mas restando ainda cerca de 50 dias até ao final da angariação).

Não duvido que haja muitas pessoas (e empresas) interessadas nesta Panono, mas infelizmente o seu preço base de $549 faz com que fique fora do alcance da maior parte dos "curiosos" que gostaria de algo deste tipo... mas que não pode justificar pagar tanto por algo que apenas irá usar como brincadeira. No entanto, para fotógrafos profissionais que estejam à procura de formas originais para se distinguirem dos seus colegas de profissão... se calhar até é um investimento que facilmente se justifica.

... Melhor mesmo, era só ter também um modo de vídeo panorâmico a 360º, e pendurar uma coisa destas num quadcopter telecomandado! :)



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]