2013/11/18

PS4 vende mais de 1 Milhão nas primeiras 24h (nos EUA)


Não me parecia haver grandes dúvidas quanto ao sucesso das novas consolas da Sony e Microsoft, e com o lançamento da PS4 isso fica desde já comprovado (a Xbox One chega no próximo dia 22 de Novembro aos EUA, sendo que para Portugal não há ainda data definida mas será apenas em 2014). Nas primeiras 24h, só nos EUA, a PS4 vendeu mais de 1 milhão de unidades.


A maioria dos utilizadores parece estar bastante satisfeita com a compra, mas há também relatos de utilizadores descontentes com consolas avariadas e com problemas - que a Sony diz serem em número bastante reduzido (menos de 0.4%) e dentro do que se poderá considerar normal para um lançamento de uma nova consola (esperemos que as coisas estabilizem para que nas versões que chegarem à Europa já seja algo mais próximo dos 0.0%.)

Por outro lado, este lançamento parece demonstrar que foi mesmo "acelerado", pois os jogos disponíveis desde já parecem não estar ao nível do que se esperaria para uma consola next-gen. Sim, temos jogos com gráficos de alta qualidade (como o novo Killzone), mas quanto à sua essência, parece continuar a ser sempre mais do mesmo e tornando-se repetitivos... Claro que isto é algo que acaba por ser cíclico aquando do lançamento de novas consolas de jogos; só os jogos que chegarem mais tarde é que começaram a levar ao limite as capacidades das consolas e a mostrar-nos do que são capazes. Na PS4, jogos como um futuro Uncharted e um Gran Turismo "7", irão sem dúvida tornar quase obrigatória a sua compra... mas por agora fica a pergunta no ar: será melhor aguardar que jogos deste calibre fiquem efectivamente disponíveis antes de comprar a PS4?

Embora a Xbox One esteja a ser continuamente criticada pela sua menor potência gráfica, poderá acabar por vir melhor preparada para o lançamento, com maior número de exclusivos "de peso" disponíveis desde já: como Dead Rising 3, Forza Motorsport 5, The Fighter Within, Crimson Dragon, Killer Instinct, LocoCycle, Powerstar Golf, Ryse: Son of Rome, Zoo Tycoon, Zumba Fitness World Party


Já PS4 tem como jogos exclusivos de lançamento os: Killzone: Shadow Fall, DC Universe Online, Injustice: Gods Among Us, Warframe, War Thunder, Contrast, Blacklight:Retribution, Escape-Plan, Flow, Flower, Pinball Arcade, Putty Squad, Resogun, SoundShapes, Switch Galaxy Ultra, Trine 2. (E para quem, como eu, queria um jogo de automóveis para ver o que a PS4 é capaz de fazer... terá que esperar mais algum tempo até que o Drive Club fique disponível...)


5 comentários:

  1. Os exclusivos da Microsoft não me apela muito...Jogar dead rising 3 a 720p com quedas de frames na ordem dos 20fps?! É isto um jogo next gen ? Além de que acho um jogo sem sentido e sem argumento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de não ser fã de jogos de carros (tirando o Mario Kart ;) ) sei ver que fizeram um bom trabalho com esse jogo...

      Mas para mim o supostos "Uncharted 4" "The last of us 2" não dão hipótese a mais nenhum exclusivo

      Eliminar
  2. Para jogos mais para a criançada (7 anos) a melhor opção é a wii u, certo?!

    ResponderEliminar
  3. Parece que a $ony que aprendeu umas coisas com a xbox360 - a começar pelo 3RLOD: não há melhor maneira de vender consolas do que avarias constantes... (agora só tem de a tornar hacker friendly para os gamers não descolarem da PS4).

    Há muita gente que vai apostar na PS4: no papel parece melhor, é mais barata (por ter + acessórios - outra estratégia da M$/xbox360) e foi lançada primeiro e em mais mercados. Vai ser difícil para a xbox recuperar esta vantagem num curto espaço de tempo.

    Só em 1.5-2.5 anos vamos ver se alguém está à frente ou se é um empate técnico. A M$ ainda tem uns truques na manga (cloud computing pode anular algumas desvantagens técnicas) ... Mas, tanto uma como outra tem de olhar para as plataformas móveis (e apple) como potenciais ameaças.

    Pelo meio, é provável que Nintendo tenha mais uma ou duas crises existenciais. Espero que resista.

    ResponderEliminar